Desenvolvido como um modelo altamente focado no essencial da condução, o Porsche 911 Carrera T beneficia de uma “dieta” de até 42 kg no peso e, novidade absoluta, produz-se apenas com caixa manual de 6 velocidades.
Modelo conotado com o conceito mais purista de condução, o Porsche 911 Carrera T foi renovado para 2025 e volta a focar-se na agilidade, baixo peso e sonoridade emotiva, contando como “cereja no topo do bolo” com uma caixa manual de seis velocidades para satisfazer os seus clientes mais exigentes em termos de sensações desportivas. Adicionalmente, o modelo alemão passa a estar disponível em carroçarias Coupé e Cabriolet, esta última em estreia absoluta.
Para os mais desatentos, a versão “T”, que simboliza Touring e está associada na Porsche à versão de homologação 911 T de 1968, cuja produção foi mantida até 1973. Após um hiato na gama deste modelo, a versão 911 Carrera T voltou em 2017, posicionado entre o Carrera e o Carrera S.
Oferecido com tração traseira, o 911 Carrera T foi desenvolvido com uma preocupação em oferecer condução ágil e uma sonoridade mais emotiva, sendo reduzido, por exemplo, a quantidade de materiais de isolamento acústico. Além disso, optando também por vidros de baixo peso e pela caixa manual de seis velocidades, a configuração mais leve do novo Carrera T, com bacquets, pesa apenas 1478 kg, ou seja, até 42 kg mais leve do que atual 911 Carrera.
Sensações fortes
No compartimento do motor encontra-se um bloco boxer de seis cilindros biturbo e 3.0 litros de cilindrada, o mesmo que é utilizado no Carrera. O motor debita 394 cv de potência e até 450 Nm de binário máximo. Nas reduções de caixa, o condutor pode selecionar uma função de aceleração intermédia (“auto-blip”) para compensar de forma automática as diferenças de velocidade entre o motor e caixa de velocidades, numa espécie de “ponta-tacão” eletrónico.
O Carrera T Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos
Com o Pacote Sport Chrono de série, o Carrera T Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos (ou 4,7 segundos no caso do Cabriolet), enquanto a velocidade máxima é de 295 km/h (293 km/h no Cabriolet). Em linha com o aumento de potência face ao antecessor, o Carrera T possui um sistema de travagem mais potente, com um disco de travão de 350 mm e pinças fixas de 6 êmbolos no eixo dianteiro. Também de série, o sistema de escape desportivo proporciona sonoridade mais emotiva.
Chassis e afinação exclusivas
Como já foi indicado, o Pacote Sport Chrono, que inclui a aplicação “Track Precision”, faz parte do equipamento de série do 911 Carrera T, bem como o eixo traseiro direcional (estreia no modelo Carrera T) com afinação específica, que melhora a agilidade a baixa velocidade e o equilíbrio a ritmos mais elevados.
De resto, a afinação do chassis foi concebida a preceito para esta variante, beneficiando assim de direção mais direta, otimizando de forma significativa o comportamento, de acordo com a marca, e gerando uma aceleração lateral mais rápida. Outra característica do Carrera T é o spoiler otimizado aerodinamicamente, retirado do 911 Carrera GTS.
A suspensão desportiva adaptativa PASM, rebaixada em 10 mm, também faz parte do equipamento de série e recebe uma afinação desportiva específica para o modelo, estando associada a barras estabilizadoras nos dois eixos afinadas para um comportamento neutro. O 911 Carrera T está equipado com jantes Carrera S de 20/21 polegadas (pneus dianteiros de medida 245/35 ZR20 e traseiros de medida 305/30 ZR21).
Detalhes de elegância
A Porsche aplicou no Carrera T distintivas, desde logo com a aplicação de um autocolante com o padrão de mudanças nos vidros traseiros, identificando-o como um representante da linha de modelos com caixa manual. As designações do modelo na traseira são em cor de contraste “Cinzento Vanadium”, sendo a variante metalizada desta cor aplicada nas inserções na grelha da tampa traseira, nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e nas jantes de liga leve.
Para o 911 Carrera T, o esquema de cores “Legends” oferece as cores de carroçaria “Verde Sombra Metalizado”, “Crayon” e “Cinzento Ardósia Neo”, enquanto o esquema “Dreams” inclui “Vermelho Guarda”, “Azul Lugano”, “Azul Gentiana Metalizado” e “Amarelo Cartagena Metalizado”. Por seu turno, o esquema “Shades” oferece uma escolha entre os tons mais suaves “Preto Jet Metalizado”, “Prata GT Metalizado” e “Cinzento Gelo Metalizado”. Estão disponíveis outras cores de carroçaria através dos programas “Paint to Sample” e “Paint to Sample Plus”. No caso do 911 Carrera T Cabriolet, a capota está disponível como opção em preto, vermelho, azul ou castanho.
No que toca ao habitáculo, o visual purista é sublinhado com elementos próprios do Pacote Sport Chrono, como o cronómetro no tablier, mas também com itens como a alavanca das velocidades mais curta e com punho em madeira “Nogueira” laminada de poros abertos. À frente da alavanca encontra-se o logótipo ‘MT’ (Manual Transmission), o qual pode ser também encontrado impresso no tablier no lado do passageiro. A lista de equipamento de série inclui ainda o volante desportivo GT aquecido, com seletor de modos de condução integrado. Em alternativa, está também disponível um volante em Race-Tex.
Este Porsche conta também com bancos desportivos em preto com regulação elétrica em quatro vias e centro em “Sport-Tex”. O padrão tartan em tecido está reservado em exclusivo para o 911 Carrera T, ao passo que o logótipo 911 está gravado nos encostos de cabeça dos bancos. Os clientes podem optar, como opção, pelos bancos desportivos adaptativos Plus (com ajuste em 18 vias e elétricos) ou as bacquets de peso reduzido.
Pacotes para exterior e interior
A exclusividade do 911 Carrera T é reforçada pelos pacotes de design Carrera T para o exterior e interior. Estes são apresentados na cor clássica da Porsche, o “Azul Gentiana”. No exterior, as inserções na tampa traseira, as películas Carrera T nas portas, os autocolantes MT e as jantes de liga leve são na cor mencionada, contrastando com as molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores em preto.
No interior, sobressaem os pespontos em “Azul Gentiana”, em substituição dos pespontos em preto de série, aplicando-se a mesma cor nas faixas dos bancos, nos cintos de segurança, nos frisos da consola central e nos painéis das portas.
Por fim, o novo Porsche 911 Carrera T pode ser encomendado com preços a partir dos 178.902€ para o 911 Carrera T Coupé, enquanto o 911 Carrera T Cabriolet começa nos 193.451€.
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