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Mercedes-AMG GT é híbrido com 816 cv

Atualizado: 25 de abr.

A versão mais potente da gama do desportivo da divisão AMG da Mercedes tem sistema híbrido E Performance que rende 816 cv! A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a marca, cumpre-se em 2,8 s! A velocidade máxima anunciada é de 320 km/h.



Enquanto os monolugares da Mercedes-AMG batalhavam no circuito de Xangai, durante o fim de semana do GP da China de Fórmula 1, a marca alemã apresentou o topo de gama AMG GT com motorização híbrida E Performance, que combina um motor V8 biturbo com sistemas elétricos diretamente inspirados na competição.

 

O AMG GT 63 S E Performance destaca-se por um sistema motriz de primeira linha, com recurso ao motor V8 4.0 biturbo com 612 cv situado na dianteira, associado a um motor síncrono de íman permanente com 150 kW/204 cv, situado no eixo traseiro e acoplado a uma caixa de 2 velocidades e a um diferencial autoblocante mecânico.



A alimentá-lo está uma bateria de iões de lítio de 400V posicionada acima do eixo traseiro, que foi inspirada na Fórmula 1 e desenvolvida em Affalterbach, que conta com um sistema de refrigeração inovador. Este sistema de refrigeração direta atua diretamente sobre cada uma das 560 células da bateria, usando um refrigerante de alta tecnologia que é tem uma capacidade de gestão térmica três vezes superior à água. Os engenheiros da AMG tiveram de desenvolver novos condutos de espessura milimétrica para o sistema de refrigeração direta das células cilíndricas.

 

A bateria de alta capacidade tem uma capacidade de 6,1 kWh e uma potência de 150 kW, de pico. Pode ser recarregada a 3,7 kW e possibilita até 13 km de autonomia elétrica

 

O motor elétrico pode ajudar nas prestações, auxiliando diretamente nas acelerações, mas também transmitindo a potência para o eixo dianteiro sempre que existem perdas de motricidade no eixo traseiro. Isso é possível por intermédio da conexão mecânica do sistema AMG Performance 4MATIC+.



Quanto a números, além dos 816 cv de potência combinada, o sistema híbrido do AMG GT S 63 E Performance disponibiliza ainda 1420 Nm de binário máximo combinado. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 s e atinge 320 km/h de velocidade máxima.

 

O "coupé" desportivo conta com sistema AMG Dynamic Select com oito modos de condução, com destaque para os “Electric”, “Battery Hold”, “Sport”, “Sport+” e “Race”, com cada um deles a permitir uma mudança de diversos parâmetros do binómio motor/caixa, suspensão, climatização, sonoridade dos escapes e direção. No modo “Comfort”, o veículo arranca em modo silencioso, ou seja, com recurso ao motor elétrico. Também inspirada na Fórmula 1 é a tecnologia de recuperação de energia, que permite recarregar rapidamente a bateria durante a condução – existem quatro patamares de regeneração selecionáveis a partir das patilhas atrás do volante. No modo mais “potente”, a regeneração pode atingir os 100 kW com atuação “one-pedal” na desaceleração.



Aerodinâmica ativa e chassis avançado 

Um dos elementos mais característicos deste GT 63 S E Performance é a aerodinâmica ativa com um elemento oculto sob o para-choques dianteiro (em carbono), que se ativa consoante o modo de condução escolhido, estendendo-se para diante em cerca de 40 mm a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria o chamado “efeito Venturi”, colando o veículo ao asfalto. A tecnologia está protegida por várias patentes, de acordo com a Mercedes-AMG.

 

Adicionalmente, o modelo conta também com suspensão AMG Active Ride Control com barras estabilizadoras semi-ativas, ao passo que os amortecedores, que podem ser ajustados adaptativamente em ressalto e compressão, também têm elementos hidráulicos semi-ativos e interligados. Estes substituem as barras estabilizadoras convencionais. O eixo traseiro demarca-se ainda pela tecnologia direcional, de série, que pode orientar as rodas traseiras no sentido das dianteiras (acima dos 100 km/h) ou no sentido oposto (até aos 100 km/h). Esta atuação permite variar a agilidade em curva consoante a situação de condução.

 

O sistema de travagem foi igualmente revisto com discos em carbocerâmica de alta performance com maxilas de seis pistões em cor bronze à frente e de um pistão atrás. Em comparação com os modelos AMG GT unicamente de combustão, os discos do E Performance têm um diâmetro maior: 420 mm na dianteira e 380 mm na traseira.



Mais desportivo a bordo 

A bordo, além dos elementos já conhecidos deste "coupé" com 2+2 lugares, destaque para os novos bancos desportivos de ajuste elétrico AMG com maior apoio lateral e programas de massagem. Para maior conforto, o Energizing Package Plus incrementa as funcionalidades de refinamento e de luxo. Para quem procura maior desportividade, a marca germânica disponibiliza bancos AMG performance com encostos de cabeça integrados e ventilação.

 

O sistema MBUX de nova geração com funcionalidades específicas desportivas também faz parte dos destaques deste coupé, com menus como o “AMG Performance” que oferecem informação em tempo real de dados da entrega da potência, velocidade, binário, temperatura e muitos mais dados.

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