top of page
  • Foto do escritorE-Auto

Mais comandos físicos, precisam-se!

A Euro NCAP anuncia “guerra” ao excesso de funções concentradas nos ecrãs táteis dos automóveis e pretende contrariar esta tendência na próxima fase de normas de avaliação de segurança, que tem entrada em vigor planeada para 2026.



A eletrificação do automóvel, cada vez mais, apresenta-se associada à digitalização, por isso não surpreendendo o número crescente de modelos com comandos digitais em vez de botões físicos para o controlo de funções como o ar condicionado ou, nalguns casos, até as regulações dos retrovisores e da coluna de direção.

 

No entanto, a entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa, a Euro NCAP, está a preparar uma alteração muito importante nos critérios de avaliação relacionados com a “Segurança de Condução”, dedicando um total de 5 pontos, em 100, à presença de “controlos do veículo intuitivos e fáceis de utilizar”, de acordo com notícia publicada pelo jornal britânico “The Times”.


Com esta medida, a Euro NCAP pretende travar a tendência de supressão dos comandos físicos que continua a considerar essenciais, depois de muitos construtores passarem o controlo de diversos sistemas para os ecrãs táteis que aquela organização já considerou serem potenciais focos de distração!



De acordo com a informação no “The Times”, os comandos físicos serão necessários para o controlo de sinalização de emergência, indicadores de mudança de direção e ativação de escovas do para-brisas, buzina e chamadas de emergência (e-Call). A medida tem entrada em vigor planeada para 2026, quando forem aplicados critérios atualizados para avaliação dos automóveis novos colocados à venda na Europa, esperando-se que alguns comandos, nomeadamente os identificados atrás, continuem a ser de fácil acesso, como acontece na maioria dos automóveis atuais.

 

A tendência iniciada por fabricantes como a Tesla, que posiciona tudo no ecrã tátil, poderá encontrar “obstáculos” à disseminação na Europa, se as marcas ambicionarem obter uma pontuação elevada nos testes do Euro NCAP. Outros fabricantes, como a Volvo, também já colocam muitos controlos dos sistemas de bordo nos monitores multimédia.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page