Anunciado como o maior e mais versátil de todos os automóveis da smart, o 5 combina maior robustez com desenho mais aventureiro. A confirmá-lo está o local selecionado para a estreia mundial marcada para dia 28: a longínqua Austrália!
Após os lançamentos bem-sucedidos "q.b." dos modelos #1 e #2, a smart sobe de patamar e prepara-se para apresentar topo de gama novo, que é, simultaneamente, o maior Sport Utility Vehicle (SUV) no catálogo do fabricante. O #5, o nome selecionado para o modelo, de acordo com diversas fontes, apresentará um desenho praticamente idêntico ao do #5 Concept revelado em abril. A versão de produção deste “Aventureiro Arrojado”, como é anunciado pela própria marca, será conhecida no dia 28, na Austrália, durante evento que será transmitido em direto para todo o mundo.
O modelo novo da smart tem apresentação marcada para dia 28, na Austrália, num evento com transmissão para todo o mundo.
Mais focado nas tiradas longe da estrada e da civilização, o smart #5 promete competências muito aprimoradas para utilização fora do asfalto, mantendo o conforto e a sensação de um SUV "premium" contemporâneo, com cerca de 4,7 metros de comprimento e pouco menos de 3 metros de distância entre eixos, de acordo com dados divulgados inadvertidamente na China.
Sendo a smart resultado de uma “joint-venture” entre a Mercedes-Benz e a Geely, o desenho volta a ficar a cargo da marca alemã, dando assim continuidade à filosofia de estilo "Sensual Producty" utilizada para a geração nova de produtos de marca. Fica por saber se alguns dos elementos funcionais que estavam presentes no protótipo revelado em abril se manterão na versão de produção em série.
Recorde-se que o #5 Concept apresentava aquilo que a marca apelidava de “canivete de bolso” pela funcionalidade e versatilidade que propunha, com diversos objetos arrumados no tejadilho que, após enchimento ou montagem, podiam ser utilizados em campismo, como cadeiras insufláveis ou uma pá dobrável. A julgar pelas imagens das unidades em testes na lama e na neve, essa solução não está instalada no tejadilho, mas poderá ter sido transferida para uma qualquer outra área do veículo.
Tecnicamente, confirmando-se as informações que surgiram após fugas de informação, sabe-se que o #5, para o mercado chinês, terá versões com tração integral e potências até 646 cv (475 kW), mas também versões com tração traseira e 340 cv (250 kW) ou 363 cv (267 kW). Na Europa, todavia, a gama deverá apresentar especificações próprias.
"Estamos entusiasmados por apresentar em breve o smart #5, um automóvel que não só promete uma experiência 'premium' e aventureira, como também representa a mais recente encarnação da nossa visão para a mobilidade futura e a afirmação da marca – "abertura de mente", refere Mandy Zhang, responsável de Marketing Global.
Comentarios