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BMW M5 Touring mantém sistema V8 PHEV e 727 cv

Atualizado: 20 de ago.

Ampliando a gama de modelos M eletrificados, a BMW revela a M5 Touring, uma oferta que pretende combinar as prestações elevadas com a versatilidade de uma utilização mais familiar. Ao mesmo tempo, reforça a aposta daquela divisão desportiva na eletrificação, com uma potência combinada de 727 cv.



A gama M5 passa a contar com uma carrinha, naquele que é um regresso do modelo depois de uma longa ausência (trata-se apenas da terceira vez que a marca alemã propõe esta versão da Touring, mas só a primeira desde 2010). A BMW procura apelar a uma faixa de clientes mais ampla com uma proposta vincadamente desportiva, mas também capaz de se diferenciar pela maior versatilidade para uma eventual utilização familiar, ao passo que a tónica na eletrificação é igualmente sublinhada.


O novo BMW M5 Touring é o terceiro modelo da gama M a contar com um sistema híbrido “plug-in” M Hybrid

 

Neste sentido, o novo BMW M5 Touring é o terceiro modelo da gama M a contar com um sistema híbrido “plug-in” M Hybrid, combinando um motor V8 de 4.4 litros e uma máquina elétrica de 197 cv (145 kW), integrada diretamente na caixa automática Steptronic de oito velocidades. A par da tecnologia BWM M TwinPower Turbo, o motor de combustão também beneficiar de melhorias no sistema de escape e na lubrificação, com uma potência de 585 cv e binário de 750 Nm.



Em conjugação com os 197 cv e 280 Nm do motor elétrico (que pode chegar a um pico de 450 Nm), a potência combinada ascende aos 727 cv, enquanto o binário situa-se nos 1000 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,6 segundos, ao passo que a velocidade máxima é de 250 km/h, a qual pode ser incrementada para os 305 km/h por via do pacote M Driver´s Package opcional.


A potência combinada ascende aos 727 cv

 

Em modo elétrico, o M5 Touring pode atingir até 140 km/h de velocidade máxima, dispondo de uma bateria de iões de lítio de 18,6 kWh de capacidade útil. Em termos de autonomia, permite um alcance entre 61 e 67 km em ciclo combinado WLTP. O carregamento pode ser feito em tomadas de até 11 kW (AC).



O sistema de escape conta com “flaps” controlados eletronicamente que permitem variar a sonoridade do mesmo, enquanto em modo elétrico a marca recorre ao som artificial BMW IconicSounds Electric.

 

Ainda em termos técnicos, o sistema M xDrive de tração integral dispõe de diferencial ativo M no eixo traseiro, sendo afinado especificamente para as exigências desportivas do sistema motriz M Hybrid. Embora tenha uma distribuição de potência padrão 4WD entre os dois eixos, o condutor pode variar a predominância da entrega da potência ao eixo traseiro ou, até, escolher modo 2WD (tração traseira) com controlo de estabilidade desativado para os condutores mais ousados.

 

Quanto a consumos e emissões, a BMW avança com valores desde 2,0 l/100 km e 46 g/km de CO2, respetivamente (dados obtidos com a bateria totalmente carregada).



Chassis a preceito 

O chassis também foi melhorado neste modelo, num modelo que conta com um peso de 2550 kg, algo que deriva também do facto de ter um sistema híbrido “plug-in” a bordo. A marca garante uma condução precisa, divertida e desportiva graças à combinação da elevada rigidez estrutural (incrementada nesta variante), distância entrei eixos mais longa e vias mais largas.

 

A suspensão de série é adaptativa M com ajuste do amortecimento controlado eletronicamente, enquanto a direção às quatro rodas também permite tornar a passagem em curva mais lesta e estável e melhorar a utilização em manobras a baixa velocidade.



 O painel de controlo específico M na consola central oferece opções adicionais para personalizar a experiência de condução. Por exemplo, o botão “Setup” permite o acesso direto às configurações do sistema de tração, função Drivelogic, chassis, direção, sistema de travagem, M xDrive e intensidade de recuperação de energia de travagem. Os condutores podem utilizar os botões M no volante para aceder a duas configurações previamente programadas para a configuração do veículo. Note-se ainda que o M5 Touring dispõe de diferentes modos de condução para cada momento.

 

Para parar, o M5 Touring de nova geração recorre a sistema M Compound de série, podendo o cliente optar por sistema opcional em carbocerâmica M Carbon. As jantes de liga leve M (à frente: 20 polegadas; atrás: 21 polegadas) estão equipadas de série com pneus de alta performance.



Desenho robusto 

O novo M5 Touring incorpora a mais recente linguagem de design da BMW para os modelos de alta performance, destacando-se o visual musculado e robusto da zona lateral, sobretudo quando observadas as cavas das rodas proeminentemente alargadas, os “ombros” salientes e a linha de tejadilho alongada.


Face à Série 5 Touring, a dianteira sobressai pelas grandes entradas de ar e pela grelha BMW M recém-desenhada, com iluminação de contorno. Na extremidade oposta do automóvel, as luzes traseiras finas que se estendem para os flancos do automóvel, os refletores verticais posicionados nas extremidades exteriores da traseira e um difusor dividido em duas secções com dois pares de ponteiras de escape integradas à esquerda e à direita enfatizam a largura do modelo.



Interior desportivo e versátil 

Como em qualquer carrinha, o M5 Touring dá atenção especial à família e ao espaço de carga, permitindo levar entre 500 e 1630 litros na bagageira. O modelo dispõe de acesso à mala com abertura elétrica do portão traseiro e ainda capacidade de reboque até 2000 kg.

 

Mas, é para o condutor que estão reservadas as principais virtudes, com elementos como o volante em pele M, bancos desportivos multifunções M, gráficos exclusivos no BMW Curved Display e o sistema head-up display de série. Em termos de comodidades, os revestimentos podem ser em couro Merino, a climatização é de quatro zonas e o sistema de áudio dispõe de sistema Bowers & Wilkins Surround Sound.



O sistema multimédia recorre à versão mais recente BMW iDrive, com base no sistema operativo 8.5, desenvolvido para facilidade de utilização, quer pelo ecrã tátil, quer pelos comandos de voz natural. De série, o M5 Touring recebe também o sistema BMW Live Cockpit Professional, que incorpora a navegação com função de realidade aumentada. Está igualmente garantida a integração do smartphone através de Apple CarPlay e Android Auto.


Entre os itens da lista de opções estão o aquecimento do volante, a ventilação ativa dos bancos e o teto de abrir panorâmico em vidro.

 

O novo M5 Touring faz a sua estreia na Semana Automóvel de Monterey, a realizar na Califórnia, com lançamento previsto para o mercado europeu no final de novembro. O preço recomendado para o mercado português é de 170.000€.




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