Fabricante do Grupo VW justifica estes resultados, que compara com números do período homólogo de 2023, com os desafios atuais enfrentados pelo setor automóvel.
A SEAT S.A. registou um lucro operacional de 415 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2024, valor que, comparativamente ao mesmo período de 2023, representa uma descida de 17,2%. Em comunicado oficial, a empresa justifica a queda do seu lucro operacional com as dificuldades e desafios atualmente enfrentados pelo setor automóvel. Ainda assim, a SEAT S.A. destaca o ano de 2024 como um momento crucial, marcado por investimentos substanciais que suportaram os lançamentos de modelos BEV e PHEV da CUPRA que visam dar resposta, por exemplo, ao aumento da concorrência.
No global, a receita de vendas da SEAT S.A. atingiu 10,5 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 3% em comparação com os primeiros nove meses de 2023. O retorno operacional sobre as vendas também diminuiu 0,7 p.p. para 3,9%. No entanto, as entregas da empresa aumentaram, tendo alcançado um total de 422.100 veículos entre janeiro e setembro de 2024, mais 7,7% do que no mesmo período do ano passado.
"O ano de 2024 tem sido desafiante, no qual fizemos um investimento significativo na marca CUPRA. Com a adição dos novos Born VZ, Leon, Formentor e os nossos novos protagonistas — o Tavascan e o Terramar — temos agora uma marca totalmente desenvolvida, demonstrando o nosso compromisso em oferecer aos clientes uma gama diversificada de modelos BEV e PHEV de alta qualidade. Fizemos o trabalho necessário e temos o que é preciso para liderar o caminho na mobilidade elétrica" afirmou Wayne Griffiths, CEO da SEAT e CUPRA. "
A CUPRA registou nestes primeiros nove meses do ano o melhor período da sua história, tendo entregado 179.100 viaturas a clientes, o que representa um aumento de 5,3% em relação ao período homólogo de 2023. O Formentor é o modelo mais vendido da SEAT S.A. com 85.800 unidades entregues em 2024. Também a SEAT cresceu nos primeiros nove meses do ano graças aos 242.900 automóveis entregues, o que representa uma subida de 9,6% comparativamente a 2023. O Ibiza, com 82.300 unidades comercializadas, foi o modelo da SEAT mais vendido até ao final de setembro em 2024.
"A nossa empresa está totalmente comprometida com a eletrificação — não há Plano B. Estamos a passar pela maior transformação da nossa história, mas não o podemos fazer sozinhos. O futuro da nossa indústria está em jogo, e é necessária uma ação urgente para acelerar a adoção de veículos elétricos e garantir a nossa vantagem competitiva. O forte apoio do governo e das organizações do setor é essencial, pois os investimentos, os empregos e o futuro do nosso setor dependem disso”, referiu ainda Wayne Griffiths sobre os desafios da transição para uma mobilidade elétrica.
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