Marca "premium" japonesa melhora "crossover" compacto com tecnologia híbrido tanto ao nível da eficiência como das "performances", mas concede-lhe, também, uma melhoria importante no capítulo tecnológico.
Substituindo o UX 250h, este renovado UX 300h promove uma melhoria ligeira em todos os aspetos deste SUV compacto da Lexus, dando-lhe mais potência, maior rapidez e maior eficiência, além de um reforço da tecnologia de conectividade e dos assistentes de segurança à condução.
O UX 300h híbrido junta-se ao UX 300e elétrico, com estes dois modelos a desempenharem um papel importante no posicionamento europeu da Lexus, a par do recém-lançado LBX, acelerando o processo de eletrificação da marca japonesa premium.
A mudança mais significativa do UX 300h passa pela renovação do sistema híbrido sem necessidade de ligar à tomada (“self-charging hybrid”). Embora mantendo o motor 2.0 de elevada eficiência térmica, este UX 300h adota evoluções na parte elétrica, nomeadamente, com a introdução de uma bateria de iões de lítio com 222V e 60 células, em vez da anterior de hidreto metálico de níquel, de 216V e 180 células. Adicionalmente, adota também um novo inversor unido agora ao motor elétrico.
A nova bateria permite um aumento de 8% na potência total do sistema, de 184 cv para 199 cv no UX 300h. A marca procedeu também à otimização da assistência do motor elétrico para sincronizá-la melhor com a velocidade do motor para uma aceleração mais linear e para evitar que o bloco 2.0 atmosférico tenha de ser levado a rotações mais elevadas. O sistema híbrido pode desligar o motor térmico a velocidades tão altas como 115 km/h, desde que o relevo da estrada assim o permita.
Quanto ao motor de combustão interna, este continua a ser de elevada eficiência com características como uma elevada taxa de compressão de 13,0:1 e um sistema de injeção de combustível que combina a injeção direta e secundária para obter uma combustão a alta velocidade. A regulação inteligente e variável das válvulas VVT-iE, com um atuador elétrico no lado da admissão, melhora a resposta e ajuda a reduzir as emissões de escape.
Há ainda uma bomba de combustível com capacidade continuamente variável e um sistema de arrefecimento que utiliza uma bomba de água elétrica, características que reduzem as perdas por fricção interna. Este sistema assegura igualmente um aquecimento rápido do habitáculo nos dias frios e um arrefecimento mais rápido quando se utiliza o ar condicionado.
Nos modelos equipados com sistema tração integral E-Four, há um novo motor elétrico síncrono de ímanes permanentes que é quase seis vezes mais potente do que a unidade anterior, produzindo agora 30 kW (5,3 kW no modelo anterior) e 84 Nm (55 Nm). Tal permite um controlo mais dinâmico do acelerador e uma melhoria do dinamismo. Este motor elétrico também serve de gerador para a regeneração da energia cinética a acumular na bateria híbrida.
Prestações melhoradas
Graças ao aumento de potência, o UX 300h oferece uma aceleração mais decidida, com um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h reduzido em 0,4 s, de 8,5 s para 8,1 s, na versão com tração dianteira. O modelo com o sistema de quatro rodas motrizes E-Four apresenta uma melhoria ainda mais pronunciada na dinâmica, com uma aceleração reduzida de 8,7 s para 7,9 s, muito por “culpa” do novo motor elétrico traseiro.
Também a eficiência sai melhorada, com este UX 300h de tração dianteira a apresentar um consumo médio de 5,0 a 5,2 l/100 km (5,3 a 5,7 l/100 km no E-Four), ao passo que as emissões de CO2 são de 113 a 119 g/km (121 a 128 g/km).
Melhoria tecnológica
No interior, a marca aplicou um novo painel de instrumentação digital de 12,3'' que pode variar a sua aparência e informações apresentadas, não faltando também a opção de memorização das preferências da informação apresentada para até três condutores. O sistema multimédia também foi revisto: consoante o nível de equipamento, pode contar com um ecrã tátil central de 8'', ou, na versão mais equipada, de 12,3'' com tecnologia Lexus Link Pro, mais rápida no processamento e na resposta.
O sistema de reconhecimento de voz pode ser ativado pela frase “hey Lexus”, podendo operar funcionalidades da conectividade e até pesquisas na Internet. E é capaz até de reconhecer quem fala a cada momento, se o condutor ou o passageiro dianteiro
A navegação recorre agora a tecnologia de informação em tempo real com base na “nuvem”, embora ofereça indicações de navegação até com a “nuvem” indisponível. A integração do sistema com o Android Auto e Apple CarPlay também está disponível.
Uma aplicação para "smartphones", a Lexus Link, permite acesso a vários dados e funções do automóvel de forma remota, como o trancamento ou o destrancamento das portas, a ativação das luzes de emergência ou do ar condicionado (assim, à distância, aquecimento ou arrefecimento da temperatura no interior). Paralelamente, a Lexus disponibiliza uma chave digital que também recorre ao "smartphone" e permite a partilha com mais cinco utilizadores.
Refinamento reforçado
Aproveitando esta renovação, a Lexus procedeu também a uma melhoria dos materiais e revestimentos no habitáculo do UX 300h, sempre com a filosofia de trabalho artesanal a pensar no conforto e requinte dos passageiros.
Três opções de revestimento são oferecidas – tecido, pele sintética e pele autêntica, estas duas com pespontos em padrão “Sashiko” de inspiração japonesa. A pele perfurada apresenta um padrão hexagonal “Kagome” que se inspira no dos cestos de pequenas dimensões. Todas as versões, com exceção da F Sport, replicam o visual de papel texturado “Washi” das portas deslizantes das casas tradicionais japonesas.
Entre as opções de cor, o UX 300h passa a dispor de cinco opções, ao passo que vários comandos foram renovados para uma sensação de qualidade superior, por exemplo, o acabamento metalizado para a consola e para a alavanca da caixa (a qual pode ter fole em pele artificial).
Para complementar o vasto leque de melhorias, há também um reforço na componente de materiais de insonorização e de supressão das vibrações a bordo para uma experiência de viagem mais refinada. A este respeito, foi adicionado material de absorção de som sob os pilares centrais e no piso do veículo, juntamente com um amortecimento extra das vibrações no revestimento do painel de instrumentos e na caixa das rodas traseiras. Em conjunto, estas medidas reduziram o ruído no interior do automóvel em 1,7 dB.
Chassis retocado
Mantendo a plataforma GA-C de elevada rigidez (distância entre eixos de 2,640 m), também a condução foi melhorada na agilidade e compostura, graças a testes rigorosos levados a cabo no novo centro de desenvolvimento da Lexus, em Shomoyama, Japão. Desta forma, melhorou-se a resposta da carroçaria em curva, providenciando maior estabilidade em várias circunstâncias, ao passo que o efeito de inclinação longitudinal (de afundamento ao travar e de levantamento ao acelerar) foi otimizado para manter o veículo mais estável e com uma sensação de controlo reforçada.
O UX 300h F Sport, de série, dispõe de suspensão adaptativa com modos de condução dedicados “Sport S”, “Sport S+” e “Custom”, este último para personalização do amortecimento, prestações e climatização
A rigidez da carroçaria foi ampliada graças a um novo suporte de radiador na dianteira e ao aumento da firmeza do painel traseiro inferior. Os modos de condução permitem alterar as características de resposta em diversos fatores, entre o mais eficiente “Eco” e o mais desportivo “Sport” para prestações mais dinâmicas. No caso do UX 300h E-Four, o chassis foi ajustado para oferecer maior controlo em superfícies de motricidade reduzida graças a uma revisão da distribuição do binário entre os dois eixos por ação do controlo de estabilidade.
Mais segurança
Para cumprir com a nova regulamentação da União Europeia relativa a tecnologias de segurança, o UX 300h adota o pacote Lexus Safety System + com novas competências como o Assistente Proativo de Condução que utiliza a câmara dianteira para detetar eventuais perigos durante a condução em cidade, como peões ou ciclistas, travando e acionando a direção para evitar ou mitigar o acidente. O UX está também equipado com luzes traseiras de emergência automáticas e Assistente de Saída do veículo, que alerta o passageiro quanto à aproximação de um veículo ou ciclista antes de abrir a sua porta.
O volante foi modernizada e passa a ter uma câmara orientada para a face do condutor, de forma a detetar fadiga ou perdas de concentração, o que permite alertas sonoros e visuais. Na falta de reação, imobilização autónoma e segura do automóvel
Por fora, não existem grandes novidades, embora seja de enaltecer a chegada de uma nova opção de cor, a “Sonic Copper”, para todos os níveis de equipamento, sendo uma tonalidade com um acabamento especial para maior brilho. No total, existem 12 cores para a carroçaria do UX 300h, sendo a "F White" e a "Sapphire Blue" exclusivas do F Sport.
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