Monegasco domina qualificação para a edição 81 do Grande Prémio no Principado, a 70.ª no Mundial de Fórmula 1. É a terceira “pole” do piloto nas ruas de Monte Carlo, número que iguala os registos históricos de Moss, Lauda ou Schumacher, mas piloto da Scuderia Ferrari ainda procura a primeira vitória na corrida "doméstica". Max Verstappen derrotado pela primeira vez em qualificação, em 2024!
À ronda 8 do Mundial de Fórmula 1 de 2024, Max Verstappen, que apresentava oito “pole positions” consecutivas na categoria mais importante do desporto automóvel, combinando Abu Dhabi-2023 com os resultados nas primeiras sete corridas do ano, foi derrotado! O ás neerlandês, tricampeão em título, na antevéspera do Grande Prémio do Mónaco, alertara para a perda de competitividade da Red Bull, situação (re)confirmada hoje na qualificação para a corrida deste domingo no Principado (14h00 de Portugal Continental)!
Charles Leclerc, no Ferrari SF-24, com 1.10,270 m na volta mais rápida ao circuito citadino com 3,337 km e 19 curvas, ganhou o "combate" pela primeira posição da grelha de partida! “Este momento é especial. Estou emocionado, entusiasmado. Mas, sei-o bem do passado, a corrida tem 78 voltas e preciso de começá-la bem para manter a vantagem que consegui ganhar hoje. Obviamente, penso apenas num objetivo: vencer”, exclamou piloto que está pela terceira vez na “pole position” de grande prémio que nunca venceu (as primeiras duas aconteceram em 2021 e 2022). Melhor resultado de Leclerc no Mónaco: quarto em 2022.
Leclerc, que igualou três lendas na tabela dos pilotos com três “pole positions” em Monte Carlo (Stirling Moss, Niki Lauda e Michael Schumacher), depois de impor-se a Oscar Piastri, da McLaren-Mercedes, por 0,154 s (australiano pela segunda vez numa primeira linha!), conseguiu, igualmente, a 24.ª “pole” na categoria, posicionando-se em 12.º na lista de elite liderada por Lewis Hamilton (104), ao lado de Lauda e Nelson Piquet, e a 250.ª da Scuderia Ferrari na Fórmula 1!
Os italianos somam 10 triunfos no Principado (mais, tão-somente a McLaren, que tem 15), mas a Scuderia não ganha no circuito nas ruas de Monte Carlo desde 2017 (Sebastian Vettel)
Já Max Verstappen conseguiu apenas o sexto melhor registo, registando em resultado numa sessão de qualificação que desconhecia desde os EUA-2022 (Austin), mas o parceiro de equipa do neerlandês, o mexicano Sergio Pérez, vencedor no Mónaco em 2022, teve desempenho ainda mais modesto, saindo de cena no final do primeiro segmento da qualificação, o que aconteceu pela primeira vez em 2024, com o 18.º tempo na sessão!
No Grande Prémio do Mónaco, posição na grelha de partida determinante para o resultado na corrida. Prova-o a história! Contando-se com piso seco, para descobrir um vencedor fora do “top-3” no momento do arranque, tem de recuar-se até… 1985 – então, conseguiu-o Alain Prost (McLaren), quinto na qualificação – Senna arrancou da “pole”, mas a mecânica Renault do Lotus do brasileiro “parou” pouco depois do início da corrida!
コメント