top of page

Leclerc herda “pole” de Verstappen em Spa

Tricampeão mundial e comandante do campeonato de 2024 superioriza-se a toda a concorrência na sessão de qualificação para a 80.ª edição do Grande Prémio da Bélgica, a 69.ª na história do Mundial (e 57.ª no circuito com 7,004 km e 20 curvas nas Ardenas), mas mudança da unidade de potência no RB20 da Red Bull obriga-o a recuar para 11.º na grelha de partida! E, assim, da primeira, pela segunda vez na temporada ano (e terceira em Spa-Francorchamps), posiciona-se o monegasco da Scuderia Ferrari



O monegasco Charles Leclerc, em Ferrari SF-24, arranca da “pole position” para a edição 80 do Grande Prémio da Bélgica, a 69.ª na história do Mundial de Fórmula 1 e 57.ª em Spa-Francorchamps. A exemplo do que aconteceu em 2023, o piloto da Scuderia não foi o mais rápido durante a sessão de qualificação, mas beneficia de penalização ao número um, o neerlandês Max Verstappen, da Red Bull, que recua 10 lugares na grelha de partida, para a posição 11, devido à instalação de unidade de potência nova no RB-20.



O ano passado, na Bélgica, Verstappen também teve de cumprir penalização, com perda de cinco lugares na grelha de partida, de primeiro para sexto, após mudança de caixa de velocidades, mas esse “contratempo” não o impediu de impor-se pelo terceiro ano consecutivo na corrida belga. Agora, o piloto neerlandês, tricampeão em título e comandante confortável do campeonato de 2024, com mais 76 pontos do que o Lando Norris, da McLaren-Mercedes, antecipa dificuldades para repetir a proeza, devido aos progressos apresentados pelos monolugares quer da formação britânica, quer da Ferrari e da Mercedes.


Esta tarde, na “ressaca” de corrida de polémica na Hungria, que Max terminou em quinto, Verstappen muito mais rápido do que todos os adversários

 

Esta tarde, na “ressaca” de corrida de polémica na Hungria, que Max terminou em quinto, Verstappen muito mais rápido do que todos os adversários, percorrendo o circuito com 7,004 km e 20 curvas em 1.53,159 m. Leclerc, o segundo na tabela de tempos, foi 0,595 s mais lento na volta a Spa-Francorchamps. A sessão aconteceu com piso escorregadio, o que obrigou à utilização dos pneus intermédios da gama Pirelli, devido à instabilidade meteorológica muito comum nesta região da Bélgica.



Para Charles Leclerc, trata-se da 25.ª “pole” na Fórmula 1 – e a terceira na Bélgica, curiosamente o circuito em que somou a primeira vitória na categoria, em 2019. O ano passado, o piloto monegasco da Ferrari também arrancou da primeira posição da grelha de partida para esta corrida com 44 voltas, mas acabou o grande prémio em terceiro, atrás dos Red Bull de Verstappen e Pérez. Em 2024, Charles registava apenas uma vitória em qualificação, na ronda 8 do campeonato, no Mónaco. 



Este domingo, Grande Prémio da Bélgica com arranque marcado para as 14 horas de Portugal Continental – não dispondo de acesso à transmissão televisiva, volta a volta “ao vivo” em www.e-auto.pt!



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page