top of page
Logotipo | e-auto

Novos Nissan Leaf, Micra e Juke

A Nissan anunciou os “trunfos” elétricos novos para a Europa, revelando as primeiras imagens das próximas gerações do Leaf e do Micra, assim como a silhueta da versão EV Juke elétrico, mantendo assim a sua ofensiva de eletrificação para o “velho continente”, apesar das propaladas dificuldades por que passa a companhia nipónica.



A nova ofensiva de produto da Nissan para a Europa abarca dois novos modelos a lançar já este ano, o Leaf e o Micra, a que se juntará outro em 2026, o Juke, todos em formato elétrico para consolidar o estatuto da marca japonesa como uma das pioneiras na abordagem de eletrificação.

 

O primeiro automóvel totalmente novo a ser lançado em 2025 será o Micra, que recupera o nome já com algum peso, mas agora em modo 100% elétrico. A marca adianta que o Micra novo permanecerá “fiel ao ADN dos seus antecessores”, tendo sido desenhado pelo estúdio de “design” da Nissan em Londres.

 

Ao abrigo das sinergias internas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, partilha a plataforma AmpR Small com o R5 da Renault, estando disponível com duas opções de bateria: 40 e 52kWh, propondo uma autonomia máxima de 400 km na versão de maior alcance. As vendas do novo Micra começarão antes do final do ano, com a sua produção alocada à fábrica da Renault (oficialmente denominada Ampere ElectriCity) em Douai, França.



Novo Leaf EV 

O segundo novo veículo a ser lançado na Europa em 2025 representa o regresso de outro nome histórico, o do Leaf, que foi um dos primeiros elétricos familiares a surgir nas estradas europeias, em 2010.


A terceira geração do Leaf adota um formato bem mais arrojado do que o seu antecessor, melhorando a componente aerodinâmica de forma dramática, tendo como base a plataforma CMF-EV da Nissan, arquitetura que partilha com o seu irmão maior, o Ariya. 


O novo Leaf será fabricada nas instalações da Nissan em Sunderland

A versão europeia do novo Leaf será fabricada nas instalações da Nissan em Sunderland, em Inglaterra. Faz parte do projeto “EV36Zero” da Nissan, um plano que transformará a fábrica de Sunderland num centro de veículos elécricos de referência, reunindo veículos elétricos, energias renováveis e produção de baterias.

 

Também o Juke de terceira geração foi antecipado, embora não o seu desenho final, deixando-se ver apenas a silhueta deste modelo. Prestes a entrar na sua terceira geração, o Juke deverá chegar aos mercados europeus em 2026 como elétrico, estando atualmente em fase de desenvolvimento pelos engenheiros da Nissan.

 

O seu desenho será inspirado no Hyper Punk Concept apresentado em outubro de 2023 no Salão de Mobilidade do Japão.



Melhorias híbridas 

Lançada em 2022, a tecnologia e-Power da Nissan também beneficiará de uma atualização este ano ao nível das emissões, eficiência e refinamento, aproximando a experiência de condução de um modelo com essa tecnologia ao de um veículo 100% elétrico, aquele que era um dos objetivos iniciais do lançamento da tecnologia híbrida. Ao abrigo destas melhorias, a marca pretende alcançar uma melhoria de até 15% na economia a velocidades elevadas em comparação com o sistema atual.


Recorde-se que o sistema e-Power utiliza um motor a gasolina e uma bateria de iões de lítio para alimentar um motor elétrico, mas é este último que aciona as rodas, com o motor de combustão a servir apenas de gerador. Para a terceira geração do sistema, a Nissan vai adotar um motor novo de 1,5 litros.

 

O sistema será estreado na Europa com o Qashqai renovado, tendo produção garantida também em Sunderland, reforçando o papel desta fábrica com mais de 6000 funcionários. Desde a sua introdução, em 2022, precisamente com o Qashqai, foram vendidos na Europa cerca de 250.000 veículos equipados com o sistema e-Power.

 

Falando sobre todas as atualizações de produtos nos próximos anos, Leon Dorssers, Vice-Presidente Regional para as áreas das Vendas e Marketing da região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) da Nissan, afirmou que esta “renovação da gama europeia da Nissan é a concretização do nosso arrojado plano de eletrificação da nossa gama na Europa. Todos os novos modelos irão partilhar o ADN comum da Nissan: design marcante, inovação técnica e tecnologia intuitiva - uma combinação de qualidades que estamos confiantes que irá atrair novos compradores para a Nissan, bem como continuar a apelar aos clientes existentes que já adoram a forma como os veículos Nissan enriquecem as suas vidas diárias”.


O anúncio de novos modelos eletrificados para a Europa faz parte de uma atualização de produto mais ampla, com lançamentos estratégicos de novos modelos globais anunciados hoje no Japão, EUA, China, América Latina, Médio Oriente, Índia, África e Oceânia.

 

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page