A Lexus entra num novo segmento com o LBX, um SUV compacto que recorre à tecnologia híbrida comprovada e à reconhecida filosofia de requinte da marca japonesa para se destacar. A chegada ao mercado nacional faz-se nas próximas semanas, com preços a partir de 34.950€
O novo SUV compacto da marca reúne uma série de condimentos importantes para ser bem acolhido no mercado europeu: apresenta o visual estatutário dos SUV, obedece à construção cuidada da marca japonesa, oferece doses elevadas de tecnologia a bordo e contém a imprescindível lógica da eficiência proporcionada por um sistema híbrido da mais recente geração.
Esta lista de critérios foi pensada para obedecer aos gostos e preferências dos clientes europeus, com o LBX a ser desenvolvido em específico para o Velho Continente, no qual irá engrossar o pelotão de modelos do segmento B-SUV, ainda que os seus rivais no segmento premium sejam parcos. Mas, para a Lexus, é um modelo de conquista, já que procura apelar àqueles que nunca consideraram a marca antes.
A imagem exterior é um desses pontos de conquista, com uma nova abordagem estilística que complementa o resto da gama de SUV, mas também com detalhes muito relevantes que marcam a diferença, como é o caso da grelha dianteira fusiforme reinterpretada. Atrás, os farolins horizontais estão ligados entre si, com a placa de matrícula a passar para o para-choques. Com jantes que podem chegar às 18 polegadas, o porte atlético do LBX é visível pela cintura ascendente e cavas das rodas com elementos plásticos, ao passo que o tejadilho em tonalidade contrastante nalguns níveis de equipamento contribui para um visual mais dinâmico.
O novo modelo da marca japonesa mede 4.190 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.560 mm de altura, o que sublinha um visual compacto e ágil, com base na já conhecida plataforma GA-B, aqui com afinações exclusivas para o mercado europeu, visando oferecer um compromisso otimizado entre dinamismo e conforto.
Interior típico Lexus
O habitáculo destaca-se pela construção exemplar e acabamentos premium, respeitando a já velha máxima do “omotenashi”, ou seja, o grande cuidado na receção e antecipação das necessidades dos ocupantes… A exemplificar essa atenção ao detalhe está o fecho suave dos vidros elétricos, entre outros pormenores.
Outro termo japonês – “tazuna” – define a ergonomia para o condutor, com uma posição de condução mais baixa e comandos e informações facilmente acessíveis. O painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas está à disposição do condutor com vistas diferenciadas, enquanto o sistema head-up display complementa a lista de informações ao condutor (opcionalmente).
No centro do tablier em posição mais deitada está o ecrã tátil central de 9.8 polegadas, que é de série em todas as versões. De fácil acesso e com o mais recente sistema de infoentrentenimento da marca (incluindo o serviços conectados, assistente virtual e chave digital com partilha até cinco utilizadores), destaca-se por deixar alguns comandos físicos para a climatização, por exemplo.
Para sublinhar o refinamento, o interior inclui também revestimentos “vegan” e iluminação ambiente com 64 tonalidades para coincidir com a disposição dos condutores. O sistema de som premium Mark Levinson com 13 altifalantes oferece uma maior qualidade sonora para os apreciadores de música.
Ainda no que diz respeito a soluções de ergonomia, o LBX introduz o ‘e-latch’, comandos elétricos para a abertura das portas, podendo ainda o veículo emitir avisos de abertura das portas caso seja detetada a aproximação de um veículo ou ciclista por detrás.
Já a habitabilidade nos bancos traseiros não será um dos seus pontos fortes, sobretudo no espaço para as pernas, com a marca a privilegiar o espaço para a bagageira (332 litros), tendo a possibilidade de receber portão elétrico nas versões de equipamento superior.
Solução única
O LBX dá continuidade ao esforço de eletrificação da Lexus, tendo como única opção a motorização híbrida 1.5 VVT-iE de três cilindros com 136 CV de potência e 185 Nm de binário máximo, sempre com o foco na eficiência. No entanto, as prestações não foram descuradas e a combinação com o motor elétrico permite ao LBX acelerações decididas, sobretudo quando escolhido o modo de condução mais desportivo.
O modelo acelera dos zero aos 100 km/h em 9,2 segundos e mostra também grande desenvoltura nas retomas, quando a máquina elétrica e o seu binário instantâneo são mais valiosos para ganhar velocidade. Mas a tónica dominante é mesmo a da suavidade, com o LBX a oferecer prestações sem esforço.
O LBX tem como única opção a motorização híbrida 1.5 VVT-iE de três cilindros com 136 CV de potência e 185 Nm de binário máximo
Mesmo que compacta, a bateria consegue fornecer energia suficiente para períodos mais longos de condução em modo elétrico quando as exigências são baixas (tanto pela pressão no acelerador, como pelo relevo), o que se traduz numa redução efetiva dos consumos. O botão “EV Mode” na consola central serve para forçar o modo elétrico, mas apenas abaixo dos 50 km/h e caso a bateria tenha carga suficiente. A sua intervenção é fundamental para manter os consumos num patamar bastante comedido, com um valor médio homologado em ciclo combinado WLTP de 4,4 l/100 km (para emissões de CO2 de 100 g/km).
Paralelamente, a marca trabalhou na melhoria da insonorização a bordo e os momentos de “pico” do motor de combustão estão agora menos audíveis no habitáculo, algo que é particularmente notório nas unidades com vidro duplo que compõem os níveis de equipamento superiores. A complementar o conjunto técnico, a Lexus utiliza ainda uma bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel (NiMH) com maior densidade energética (embora a capacidade não seja conhecida) e maior eficácia nos ciclos de entrega de potência e recarga.
De resto, o motor de combusão beneficia de alterações para melhoria da sua eficiência, como a redução da fricção interna e a adoção de sistema de refrigeração variável, entre outras medidas, ao passo que a nova unidade de controlo de energia (PCU), agora localizada acima da transmissão, permite uma otimização do espaço.
O modelo contará ainda com uma versão de tração integral com um segundo motor elétrico situado no eixo traseiro, mas a mesma não será disponibilizada em Portugal.
Agilidade garantida
No comportamento do LBX, a marca quis adotar a tal postura ágil, beneficiando da plataforma GA-B utilizada em modelos como o Toyota Yaris Cross, mas com alterações suficientes para tornar a experiência de condução mais recompensadora.
Ainda que mantenha um esquema de suspensão dianteira MacPherson e eixo traseiro de barra de torção, as melhorias nos amortecedores e os 20 mm suplementares na distância entre eixos (para 2.580 mm) permitem ao LBX oferecer um compromisso muito bem conseguido entre conforto e dinamismo, com controlo muito eficaz das trajetórias, direção precisa e com “feeling” e tato dos travões correto, o que nem sempre é fácil num híbrido.
Os preços começam nos 34.950€ da versão base
Ao nível dos assistentes de segurança, a marca garante lista longa para o LBX com o pack Lexus Safety System+ de série: vários sistemas funcionam entre si com o intuito de evitar ou minimizar as consequências de um possível acidente, como o supracitado alerta de abertura de portas que pode evitar acidentes com ciclistas ou outros veículos que se aproximem. A tecnologia Predictive Efficient Drive System, por seu turno, recorre a dados da navegação para prever estados de trânsito e assim otimizar a gestão da bateria para a fase seguinte da condução.
A gama será composta pelos níveis de equipamento LBX (base), Elegant, Relax, Emotion, Cool e Cool+, sendo de série as jantes de 17 polegadas, os bancos em tecido, o volante e a alavanca da caixa em pele ou o ecrã multimédia de 9.8 polegadas. Depois, consoante o nível de equipamento selecionado (entre o mais requintado e o mais desportivo), acrescem itens como as jantes de 18, faróis de nevoeiro, bancos aquecidos, patilhas atrás do volante para alteração de regeneração do motor ou bancos com revestimentos em Alcantara e pele.
Os preços começam nos 34.950€ da versão base, cujas entregas apenas irão começar em julho, indo até aos 47.750€ da versão mais equipada, a Cool+. A marca oferece ainda dez anos de garantia para o novo LBX.
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