top of page

Lawson substitui Ricciardo na RB

O rumor tinha fundamento… Piloto neozelandês de 22 anos sucede ao australiano de 35 aos comandos do VCARB 01 da equipa italiana na órbita da Red Bull a partir do Grande Prémio dos EUA, no Circuito das Américas (Austin, Texas), no dia 19 de outubro. Resultados modestos no Mundial de 2024 determinaram esta decisão da escuderia comandada por Laurent Mekies, válida só até ao fim da temporada



O rumor era anterior ao Grande Prémio de Singapura realizado no domingo, dia 22, mas ganhou consistência durante a passagem do Mundial pelo Marina Bay, para a ronda 18 do Mundial de 2024 e, esta quinta-feira, passou a certeza: a Racing Bulls, escuderia baseada em Faenza, Itália, e propriedade da Red Bull conformou a troca de Daniel Ricciardo por Liam Lawson até ao final da temporada, com a mudança a tornar-se efetiva já na próxima ronda do campeonato, a 19 de outubro, no Circuito da Américas, no Texas, no Grande Prémio dos EUA!



Natural de Perth, Austrália, Daniel Ricciardo estreou-se na Fórmula 1 em 2011, no Grande Prémio da Grã-Bretanha, num HRT-Cosworth. Em 14 épocas na categoria, este piloto de 35 anos também representou Red Bull (100 corridas), McLaren (44), Toro Rosso (39), Renault (38) e AlphaTauri (7). Esta temporada, na RB-Honda RBPT, em 18 grandes prémios, o australiano somou apenas 12 pontos, “contra” os 22 de Yuki Tsunoda, o companheiro de equipa, terminando só por três vezes no “top-10” – melhor resultado: oitavo no Canadá, a 9 junho, na ronda nove do campeonato.


Ricciardo, que não deverá voltar a competir na F1

Na Fórmula 1, Ricciardo, que não deverá voltar a competir na categoria de topo do desporto automóvel, totalizou 257 grandes prémios, com oito vitórias, três “poles”, 32 pódios e 17 voltas mais rápidas, acumulando o total de 1329 pontos. Em 2014 e 2016, com a Red Bull, as melhores temporadas da carreira: terceiro no Mundial de Pilotos.



Liam Lawson estreou-se na Fórmula 1 em 2023, com a AlphaTauri antecessora da RB, aproveitando lesão de… Ricciardo. O neozelandês de 22 anos competiu só em cinco grandes prémios, entre os Países Baixos e o Catar, conseguindo dois pontos em Singapura, corrida que terminou na nova posição. Depois, recuperou a função de pilotos de reserva e testes. Red Bull e RB anunciaram o adeus ao australiano de forma muito curiosa, recorrendo a publicações nas redes sociais, nomeadamente no “X”. Mekies, por exemplo, agradeceu-lhe “a experiência, a atitude fantástica e o talento que trouxe para a equipa”. Já Daniel Ricciardo, para a “despedida”, utilizou o Instagram.



A decisão de “dispensar” Ricciardo deveu-se à pouca consistência nos resultados e não à falta de velocidade. O australiano, em Singapura, fez a volta mais rápida da corrida, o que contribuiu para os objetivos da Red Bull: impediu que Lando Norris, que luta pelo título com Max Verstappen, e McLaren, a primeira classificada entre os construtores, à frente da equipa austríaca, somassem pontos de bónus!







0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Komentáře

Hodnoceno 0 z 5 hvězdiček.
Zatím žádné hodnocení

Přidejte hodnocení
bottom of page