Piloto da Hyundai i20 N Rally1 tinha apenas um sucesso no Mundial: conseguiu em 2017, no país-natal, num Toyota Yaris WRC. Neuville mantém comando do campeonato
Esapekka Lappi ganhou o Rali da Suécia, ronda 2 do Mundial de 2024. É apenas a segunda vitória na carreira do finlandês do WRC, cujo início remonta a 2011, com a participação na Finlândia, num Citroën C2 R2. Em 2017, na mesma competição, estreia a ganhar “à geral”, num Toyota Yaris WRC. No campeonato, o piloto que tem o compatriota Janne Ferm como copiloto, totaliza 14 pódios em 85 ralis.
Lappi adaptou-se melhor que os adversários às condições dificílimas do rali escandinavo, que foi cumprido, integralmente, sobre gelo e neve, sob condições meteorológicas (muito) adversas, realizando-o quase sem erros para capitalizar todos os azares alheios e, assim, acabar com “jejum” que durava há seis anos, seis meses e 19 dias, o que vale recorde, já que passa a constituir o período mais longo entre vitórias no WRC – o máximo anterior era de cinco anos e 359 dias (entre o Safari-1973 e o Safari-1979) e pertencia à Shektar Mehta e Jean-Luc Therier!
Esapekka é, ainda, o quinto piloto a vencer ronda do WRC com a Hyundai, construtor que passa a contar com 29 triunfos no Mundial, registo que vale a nona posição na tabela que a Citroën lidera (102), pouco atrás da Mitsubishi (34). Toyota e Ford também conseguiram pódios no Rali da Suécia, com Elfyn Evans e Adrien Fourmaux, respetivamente. O francês de 28 anos comemorou o primeiro “top-3” no campeonato de forma especial.
«Sinto-me muito bem! Ambicionava esta segunda vitória há bastante tempo… Gostava de dizer milhares de coisas, mas esquecer-me-ia de muitas. Por isso, agora, é o momento de agradecer ao Cyril Abibetoul [presidente da Hyundai Motorsport e diretor da estrutura que acelera no Mundial de Ralis]. Depois da má segunda metade de temporada em 2023, teve a coragem de manter-me na equipa», reconheceu o finlandês.
Lappi iniciou este último dia de competição na Suécia com 1.06,3 m de vantagem sobre o Puma Rally1 de Fourmaux e 18 pontos somados, por comandar a classificação no final de sábado (este ano, recorda-se, há sistema novo de atribuição de pontos no campeonato) e isso permitiu-lhe controlar distâncias e ritmos, enquanto os rivais tiveram de atacar, o que explica o tempo perdido por Esapekka para os adversários na ponta final da competição e a sétima posição na Power Stage ganha pelo bicampeão Kalle Rovanpera, num Toyota GR Yaris Rally1.
Na Suécia, Evans (Toyota) segundo e Fourmaux (M-Sport Ford) e terceiro, a 26,9 segundos e 47,9 segundos de Lappi, piloto que tem programa parcial com a Hyundai para este WRC. Thierry Neuville, companheiro de equipa na equipa sul-coreana, foi quarto, resultado que permitiu manter o comando do Mundial assumido com a vitória no Monte Carlo, no início da edição 72 do Mundial. O belga somou 13 pontos no sábado, 7 no domingo e 4 na Power Stage, que perdeu para Evans por 0,1 segundos, passando a contar com 48, só mais 3 que o galês da Toyota!
O sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia) RS, venceu o WRC2 e foi quinto classificado à geral e o compatriota Mille Johansson (Ford Fiesta Rally2) ganhou o JWRC/WRC3. A ronda 3 do Mundial realiza-se no Quénia (Safari), de 28 a 31 de março.
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