A versão de ralis da geração nova Lancia Ypsilon foi apresentada, publicamente, no salão de Bruxelas. O modelo que representa o regresso da marca italiana à competição ainda está em desenvolvimento, programa que conta com o apoio do ex-piloto transalpino Miki Biasion, 66 anos, bicampeão do WRC em 1988 e 1989, e vencedor de 17 provas do Mundial, incluindo duas em Portugal (1988 e 1990), ambas com o Delta Integrale.
Além do Ypsilon novo de produção em série, que apresentou tanto na versão elétrica como na híbrida, a Lancia também aproveitou a participação no Salão Automóvel de Bruxelas, Bélgica, para revelar a versão quase final do Rally4 HF, o modelo que assinala o regresso da marca italiana aos ralis de forma oficial.
Lancia prepara-se para regressar aos ralis de forma oficial. Marca italiana ainda tem o recorde de títulos de construtores no WRC (10), à frente de Citroën e Toyota (8)
O carro de competição foi revelado pelo diretor da Lancia, Luca Napolitano, e o ex-piloto de ralis Miki Biasion, italiano de 66 anos que esteve ligado aos sucessos da Lancia durante as décadas de 1980 e 1990, tornando-se mesmo no italiano de maior sucesso nos ralis.
Falando aos jornalistas, Biasion destacou a aposta da Lancia neste regresso ao desporto motorizado com um carro pensado para servir de “porta de acesso” aos mais jovens pilotos na categoria Rally4, uma das mais procuradas nos ralis nacionais. Miki Biasion tem estado a ajudar a Stellantis Motorsport na evolução do modelo, nomeadamente na afinação geral, na travagem e na calibração do motor, neste caso um 3 cilindros 1.2 Turbo com 212 cv.
Este motor está associado a aixa de 5 velocidades e a diferencial autoblocante mecânico, mantendo o esquema de tração dianteira da versão de produção. “Espero poder encorajar todos os jovens pilotos que estão a fazer o seu percurso com o nosso Lancia Ypsilon Rally4 HF, para se tornarem os profissionais e campeões do futuro. A Lancia está de volta à competição e estou bastante entusiasmado por fazer parte disso”, referiu Biasion.
Rally4 já disponível para encomenda a partir de 74.500 €
Com preço-base de 74.500 € e disponível por encomenda através da Stellantis Motorsport, o Ypsilon Rally4 HF também dará azo a uma nova competição monomarca em Itália, integrada no Campeonato Italiano de Ralis, com um prémio monetário de cerca de 300 mil euros. O vencedor terá, também a possibilidade de participar no Europeu de Ralis de 2026, representando a formação oficial Lancia Corse HF.
Comentarios