Lance Stroll e Pierre Gasly viram os seus contratos prolongados por Aston Martin e Alpine, respetivamente, garantindo que estarão nas grelhas de partidas da Fórmula 1 na próxima temporada.
O “xadrez” da Fórmula 1 para 2025 começa a ficar cada vez mais composto, com Lance Stroll e Pierre Gasly a serem confirmados nas respetivas equipas para as próximas temporadas, com os anúncios quase simultâneos das assinaturas de contratos plurianuais, o primeiro, canadiano, com a Aston Martin, o segundo, francês, com a Alpine
Do lado de Stroll, o piloto canadiano vê confirmado o seu lugar na Aston Martin ao lado de Fernando Alonso “rumo à nova era de regulamentos na Fórmula 1”, o que significa que também estará na equipa que é detida pelo pai, Lawrence Stroll, em 2026, naquele que será o ano da introdução de regras técnicas novas na categoria de topo do automobilismo.
Esse será também o ano em que a Aston Martin passará a ter unidades de potência híbridas fornecidas pela Honda a título oficial.
Aston Martin coloca ponto final nas especulações sobre a dupla de pilotos para depois de 2024, confirmando Lance Stroll como companheiro de equipa de Fernando Alonso para as próximas temporadas.
“Estou supercontente por ter ficado na equipa para 2025 e depois. É fantástico ver quão longe chegámos nestes últimos cinco anos. Crescemos imenso e ainda há muito por que ambicionar”, referiu o piloto na reação a esta extensão do contrato.
Alpine com uma vaga
Por outro lado, na Alpine, Pierre Gasly foi confirmado na equipa francesa que tem quartel-general em Enstone, Inglaterra, beneficiando mesmo de contrato plurianual que também o manterá na escuderia para lá de 2025, igualmente rumo à nova era de regulamentos.
Gasly juntou-se à Alpine no ano passado. A equipa não renovou com Esteban Ocon, que deixa a escuderia no fim do ano. Em 32 grandes prémios, Gasly somou 67 pontos e um no pódio no GP dos Países Baixos de 2023, em Zandvoort.
“Sinto-me em casa nesta grande equipa. Gosto de fazer parte do projeto de Fórmula 1 e da visão mais alargada da Alpine Cars. Oficialmente, estou aqui há mais de 18 meses e o plano sempre foi construir um projeto a longo prazo. Embora a época em pista tenha sido muito desafiante até aqui, mantenho-me fiel ao projeto e não vou a lado nenhum. Estou satisfeito com as mudanças que aconteceram, o trabalho que está a fazer-se e o rumo que tudo está a tomar. Há muito potencial”, afirmou Gasly.
A Alpine teve um arranque de temporada bastante difícil, com os seus carros a lutarem por posições inferiores, mas as atualizações aplicadas nas últimas corridas têm valido à equipa uma recuperação interessante, conseguindo mesmo terminar nos pontos com os dois monolugares no Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, no passado domingo.
O lugar de companheiro de equipa de Gasly continua em aberto, com a marca francesa a indicar que será anunciado em breve. Em cima da mesa estão hipóteses fortes como Jack Doohan ou Mick Schumacher (o segundo tem contrato com a Mercedes e é piloto da marca francesa no Mundial de Resistência). Hipótese em cima da mesa é, também, a contratação de Carlos Sainz, que abandona a Ferrari no final da temporada. Em 2025, na Scuderia, Lewis Hamilton com Charles Leclerc.
Comments