top of page

Koenigsegg Jesko: novo recorde no 0-400-0 km/h

Hiperdesportivo da marca sueca suplanta os recordes que já eram da própria companhia: aceleração dos 0 aos 400 km/h e travagem de 400 a 0 km/h em apenas 27,83 segundos!



Compêndio técnico impressionante, o Koenigsegg Jesko alcançou mais uma série de recordes ao completar o exercício de aceleração dos 0 aos 400 km/h e paragem imediatamente a seguir em menos de meio minuto, um feito agora certificado para este que é o modelo com homologação para estrada mais rápido de todos.

 

Os testes foram efetuados no passado dia 27 de junho no aeródromo de Örebro, na Suécia, com Markus Lundh, piloto de testes da Koenigsegg a levar um Jesko Absolut dos 0 aos 400 km/h e novamente aos 0 em apenas 27,83 segundos, 0,98 segundos mais veloz do que o tempo anterior de 28,81 segundos obtido naquele mesmo local por outro Koenigsegg, naquele caso, um Regera, em 2023.



 O baixo atrito aerodinâmico do Jesko Absolut (apenas 0,278 Cd) ajudou este modelo a chegar aos 412,72 km/h, cruzando a barreira dos 400 km/h em apenas 18,82 segundos (contra 20,68 segundos do Regera), sendo a segunda parte do exercício desafiante, mas conseguindo imobilizar-se em pouco menos de dez segundos, sem qualquer auxiliares aerodinâmicos ativos para ajudarem nessa tarefa.


O Absolut, com um V8 de 1.600 cv de potência, foi conduzido nestes testes totalmente de série, com exceção de uma “roll cage” colocada no interior para maior segurança do piloto, enquanto o carro foi alimentado com combustível E85. Os pneus, também de série, eram uns Michelin Cup2 R, enquanto os travões eram de série.

 

Apesar dos recordes já obtidos, Christian von Koenigsegg, CEO e fundador da marca, parece apostado em alcançar mais: “Este recorde validou a exatidão do desempenho simulado e calculado do Jesko Absolut, o que nos dá grande confiança na sua capacidade de ser o carro de produção mais rápido e totalmente homologado do mundo. Agora tudo se resume aos testes, desenvolvimento e aprovação dos pneus, antes de podermos finalmente tentar bater esse recorde”.




0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page