top of page
Logotipo | e-auto

Skoda Kodiaq novo já tem preços

Renovado de forma profunda, o Skoda Kodiaq de segunda geração demarca-se pela conjugação de um desenho atualizado, maior sustentabilidade e novas tecnologias. Exemplo do esforço de eletrificação, o SUV checo destaca-se pelo sistema híbrido Plug-In com 204 cv, cuja autonomia do modo de condução EV (121 km) é argumento de atração. Versão “mild hybrid” (48 V) na base da gama tem preços desde 43.453 €.



Maior e mais atual, o Kodiaq de segunda geração dá um passo em frente relativamente à geração precedente, tirando partido de dimensões aumentadas e elementos de “design” com a filsofia “Modern Solid”, a qual foi adotada também no recém-revelado Elroq, SUV compacto 100% elétrico.

 

Partindo exatamente por aqui, o Kodiaq exibe maior robustez, graças ao capot mais esculpido com logótipo revisto da Skoda e acabamento mate “Unique Dark Chrome”. A grelha dianteira de formato hexagonal pode ser opcionalmente iluminada com 14 elementos luminosos que formam uma faixa de luz entre os faróis. Estes podem ser, pela primeira vez, LED Matrix de segunda geração, os quais contêm mais 50% de segmentos de luz e oferecem uma projeção mais potente face à primeira geração.

 

Dois módulos de faróis dispostos um por cima do outro contêm um módulo Bi-LED para os máximos e médios e um módulo de feixe de matriz interior composto por 36 segmentos de luz para criar o aspeto de “quatro olhos” dos SUV Skoda, à noite. O visual dos faróis LED Matrix é também definido como Crystallinium, que evoca o vidro de cristal colorido com um novo toque de cor turquesa.



Atrás, opcionalmente, os grupos óticos também em LED estão interligados por uma faixa decorativa vermelha com uma estrutura cristalina, dispondo agora de indicadores de mudança de direção dinâmicos. As letras colocadas no centro da porta da bagageira têm acabamento em “Unique Dark Chrome”, tonalidade que pode também ser escolhida para decorar o pilar D.

 

Noutros detalhes visuais, as cavas das roda ficaram mais largas, o tejadilho foi alongado e o trabalho aerodinâmico efetuado pela Skoda teve como resultado um coeficiente de arrasto de 0.282 Cd mercê de um conjunto de medidas como a introdução de persianas dianteiras de arrefecimento ativas e do novo design dos para-choques dianteiro e traseiro.

 

O Kodiaq de nova geração também beneficia de um incremento de dimensões, crescendo 6 cm no comprimento face ao modelo anterior. Como efeito direto, providencia mais espaço para os ocupantes (até sete passageiros) e maior volume para bagagens (745 litros na versão de cinco lugares e 845 litros na de sete lugares quando usados apenas cinco lugares e 340 litros quando usados os sete).



Sustentabilidade e tecnologia 

No interior, a Skoda preocupou-se em reforçar o lado sustentável, com têxteis reciclados e pele proveniente de um processo de curtimento ecológico. Além da nova estrutura de gama com interiores Design Selection específicos e pacotes opcionais, o Kodiaq apresenta também um novo conceito tecnológico a bordo que valoriza este modelo.

 

O painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas é de série, ao passo que o ecrã tátil do sistema de infoentretenimento é agora independente com 13 polegadas. As competências tecnológicas podem ainda ser reforçadas com head-up display opcional para o condutor.



Outro aspeto que se destaca no interior é dos Skoda Smart Dials, três controlos rotativos que integram funções comutáveis através de toque nos respetivos ecrãs a cores de 32 mm para acesso simples a diferentes funcionalidades. Quanto ao infoentretenimento em si, com navegação conectada, Bluetooth e ligações sem fios a Android Auto e Apple CarPlay, a Skoda vai integrar também a tecnologia ChatGPT para melhorar as suas competências de interação com base na inteligência artificial, enquanto a assistente por voz “Laura” também está disponível.


O menu do controlo da climatização foi atualizado para permitir o acesso rápido a todas as funções de aquecimento dos bancos, do volante, do para-brisas e do vidro traseiro. Os bancos Ergo certificados pela AGR e com função de massagem, também estará disponível. Novidade é também a “Phone Box” ventilada para o carregamento por indução de dois smartphones em simultâneo, fornecendo 15 W de potência.



PHEV até 121 km de autonomia 

A segunda geração do Kodiaq apresenta uma gama diversificada com opções a gasolina e a gasóleo, além da natural aposta na eletrificação (“mild hybrid” e “plug-in”). Na base estão duas versões de 150 cv, uma na forma do 1.5 TSI “mild hybrid” com tecnologia de 48 V e outra na variante 2.0 TDI (disponível numa fase posterior), sendo que ambas têm caixa automática DSG.

 

A versão de entrada 1.5 TSI MHEV a gasolina com 150 cv tem por base o bloco EA 211 evo, o qual tem funcionamento em ciclo Miller, mais eficiente, beneficiando ainda de turbo de geometria variável e tecnologia de desativação de cilindros (ACT+) de última geração. Está associado a um gerador de arranque e bateria de iões de lítio de 48 volts que auxilia o motor a combustão interna com um aumento de potência elétrica ou permitir que o SUV role em marcha lenta com o motor completamente desligado. De igual potência, a versão 2.0 TDI também cumpre com os mais recentes requisitos de emissões.


Versão híbrida “plug-in” com 204 cv de potência e autonomia elétrica anunciada de 121 km

 

Mais relevante é a chegada da versão híbrida “plug-in” com 204 cv de potência e autonomia elétrica anunciada de 121 km. Esta variante é composta pelo motor 1.5 TSI de 150 cv e por um motor elétrico, obtendo-se assim os 204 cv de potência máxima. A completar o sistema está a caixa automática DSG de seis velocidades. Este PHEV dispõe de bateria de tração nova de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), com um consumo homologado em ciclo WLTP de apenas 0,4 l/100 km e emissões de CO2 de 9 g/km.



A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em apenas 8,4 segundos, sendo o Kodiaq PHEV capaz de alcançar os 210 km/h de velocidade máxima. A bateria de iões de lítio pode ser carregada de 10 a 80% em 2h30, com uma potência de carga máxima de 11 kW em “wallbox”, mas pode agora também recarregar nos postos rápidos até 50 kW (10 a 80% em apenas 25 minutos).

 

No que diz respeito à segunda, o Kodiaq está repleto de novos sistemas de assistência à condução, sobretudo valorizando-se os de condução semiautónoma em autoestrada. Além disso, dispõe de até nove airbags, incluindo-se também de série airbags de cabeça e um airbag central entre o condutor e o passageiro dianteiro. Os airbags laterais para a segunda fila de bancos estão disponíveis como opção. 

 

Preços recomendados:

• Kodiaq 1.5 TSI mHEV DSG 150 cv (7 lugares) – 43.453€

• Kodiaq 1.5 TSI PHEV DSG (204 cv) – 46.046€

• Kodiaq 1.5 TSI mHEV DSG 150 cv Sportline (7 lugares) – 50.065€

• Kodiaq 1.5 TSI PHEV DSG (204 cv) Sportline – 52.492€


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page