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Foto do escritorPedro Junceiro

Manthey prepara 911 GT3 RS

A Manthey, parceira de longa data da Porsche na área da competição, revelou um “kit” de melhorias para o 911 GT3 RS que torna o modelo alemão ainda mais especial. O objetivo é tornar-se ainda mais eficaz em pista, com a "oferta" de mais de uma tonelada de carga aerodinâmica descendente a velocidades na ordem dos 285 km/h!


“Kit Manthey” torna 911 GT3 RS ainda mais brutal

A Porsche está a lançar um “kit” da Manthey para o atual 911 GT3 RS (992) para prestações ainda mais eficazes em pista, com foco especial na vertente aerodinâmica, com consequente aumento de velocidade de passagem em curva.

 

Efetivamente, as extensas alterações aos componentes aerodinâmicos tornam o “Kit Manthey” para o 911 GT3 RS imediatamente reconhecível. Na dianteira, o spoiler adota um perfil de asa significativamente aumentado e é suportado por elementos de reforço em fibra de carbono. Juntamente com cavas das rodas redesenhadas e aletas aerodinâmicas nas laterais do para-choques dianteiro, a força descendente no eixo dianteiro é significativamente incrementada.

 

O vidro traseiro é substituído por um painel de fibra de carbono 25% mais leve, no qual está montada uma “barbatana de tubarão” em fibra de carbono, a qual deriva de Porsche 963 de competição e concebida para aumentar a estabilidade em curva.

 

O conjunto aerodinâmico na traseira combina uma asa traseira com um elemento DRS em fibra de carbono com um difusor traseiro significativamente alargado com aletas de fibra de carbono mais longas, providenciando uma carga aerodinâmica superior sem aumentar a resistência: globalmente, a força descendente supera os 1000 kg a 285 km/h. Por seu turno, as jantes dispõem de coberturas aerodinâmicas em carbono, que reduzem a resistência do ar e otimizam o fluxo de ar.



Suspensão quase de competição 

As molas da suspensão “coilover” semi-ativa foram ajustadas para os valores melhorados de carga aerodinâmica, sendo 30% mais firmes no eixo dianteiro e 15% mais firmes atrás. Quatro sensores nas rodas e mais três na carroçaria (em conjunto com uma unidade de controlo nova) ajustam o amortecimento automático de forma bastante rápida e ainda mais precisa do que anteriormente.

 

Os novos amortecedores funcionam com duas válvulas separadas para as etapas de compressão e distensão e são controlados independentemente, o que assegura o ajuste preciso para situações de condução diferentes. Dependendo do modo de condução (“Normal”, “Sport” e “Track”), diferentes parâmetros estão disponíveis para acertos específicos de amortecimento, incluindo um modo de personalização.

 

Os componentes de travagem do “kit Manthey” são adaptados às exigências da condução em pista. Os tubos de travão revestidos a aço melhoram a sensação de pedal e tornam o tempo de resposta mais rápido. Para as unidades com os discos de travão em carbocerâmica da Porsche, estão disponíveis opcionalmente pastilhas de travão de competição. Estas pastilhas foram especialmente desenvolvidas para utilização em pista e reduzem o efeito de fadiga, aumentando também a capacidade de resposta e a precisão do controlo.


“Kit Manthey” torna 911 GT3 RS ainda mais brutal

“Ataque” previsto ao Nordschleife 

Note-se que este “kit” foi desenvolvido em parceria entre a Manthey e os engenheiros do Centro de Desenvolvimento da Porsche, em Weissach, resultando de milhares de quilómetros de testes em circuitos mundiais. A este respeito, está prevista uma volta rápida no circuito de Nürburgring Nordschleife, o “Inferno Verde” pela sua exigência”, algo que ainda não foi feito devido às condições climatéricas. Com o circuito “encerrado” durante o inverno, será preciso esperar pelo próximo ano.

 

“Durante um período de dois anos, trabalhámos em conjunto com os engenheiros da Porsche no novo ‘Kit Manthey’ para o 911 GT3 RS e testámo-lo ao longo de vários milhares de quilómetros em pistas europeias e no Nordschleife de Nürburgring”, explica Nicolas Raeder, Diretor Geral da Manthey Racing GmbH. “Os nossos dados prometem uma melhoria significativa nos tempos por volta em comparação com o 911 GT3 RS de série. Até agora, as condições climatéricas impediram-nos de conseguir um tempo de volta oficial no Nordschleife. Queremos compensar este facto na próxima oportunidade possível”.


“Kit Manthey” torna 911 GT3 RS ainda mais brutal

Para já, os primeiros indicadores são de que este “kit” consegue mesmo aprimorar o comportamento do modelo alemão: “Com o ‘Kit Manthey’, o 911 GT3 RS melhorou significativamente em pista, especialmente nas curvas de média velocidade”, refere o embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister. “O carro mergulha, inclina-se e rola ainda menos, oferecendo uma plataforma aerodinâmica muito mais estável. A elevada pressão de contacto mantém-se assim muito constante em todas as condições de condução”, complementa.

 

O “kit” da Manthey estará disponível a partir de janeiro nos diversos centros Porsche, por um preço de 76.911€, sem contar com o IVA e custos de montagem adicionais.



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