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Foto do escritorPedro Junceiro

Kia UK embarca nos “restomod” com o Pride EV

Projeto encabeçado pela divisão britânica da Kia, o Pride EV comemora o 80.º aniversário da marca sul-coreana, trocando o “velho” motor de combustão interna por uma máquina 100% elétrica capaz de debitar 109 cv (80 kW).



Bem alinhado com o conceito “restomod” (termo cunhado para simbolizar restauro e modernização), o Pride EV é o mais recente resultado da parceria entre a Kia UK (Reino Unido) e os especialistas da Electrogenic para trazer um modelo antigo para a modernidade por via da eletrificação.

 

O Pride EV é um modelo único, não havendo planos para a passagem para a produção, já que é um mero exercício de celebração da divisão britânica da Kia para comemorar os 80 anos da firma da Coreia do Sul, trocando o motor 1.3 com 61 cv e 118 Nm por máquina elétrica com 109 cv (80 kW).



Face aos valores de potência do original (1.1 ou 1.3), o Pride EV tem até 77% mais potência. Mais: o depósito de combustível com 37 litros de capacidade e demais elementos do sistema de combustível foram removidos para a instalação de dois conjuntos de baterias (à frente e atrás) com 10 kWh de capacidade cada, resultando num total de 20 kWh e numa autonomia em torno dos 190 km. O Pride EV dispõe de um carregador de bordo de 3,3 kW, com a energia armazenada a aumentar de 1% para 100% para seis horas.

 

Com três modos de condução, “Eco”, “Sport” e “Auto”, a potência pode ser limitada a 61 cv no modo mais poupado, replicando de certa forma o carácter do original, mas também pode ser bastante mais veloz, com a potência total disponível em modo “Sport”, a que se juntam ainda os 235 Nm. Quanto a prestações, acelera de 0 a 100 km/h em 8 (estimativa), quando em modo “Sport”.



Manter o carácter 

O carro “dador” é um Pride 1.3 LX de cinco portas que pertence à própria frota histórica da Kia UK, mantendo conceitos como a caixa manual de 5 velocidades, conseguindo dessa forma reter algum do encanto de condução do original. A tração faz-se, de igual forma, ao eixo dianteiro.

 

Porém, a transmissão foi alterada com um “kit” de embraiagem mais desportivo para suportar o binário elevado do motor elétrico. O acelerador também ganhou tecnologia “drive-by-wire”, eliminando-se o elemento mecânico de ligação. Esta transformação efetuou-se sem prejuízo do peso, com o Pride EV a ser apenas 20 kg mais pesado do que a sua “fase” enquanto modelo com motor de combustão (850 kg para 870 kg).



Esteticamente, o Pride EV não se destaca muito do modelo original, contando com as rodas de apenas 12 polegadas e embelezadores como o original, mas ostenta, por outro lado, algumas novidades, como é o caso da cor. Em vez da anterior “Kingfisher Blue”, o Pride EV revela agora uma tonalidade branca “White Pearl” que também pode ser encontrada nos mais recentes EV3, EV6, EV9 e Niro EV. Os grupos óticos também foram revistos.



Por dentro, o modelo mantém o tecido cinzento de época, mas é agora agraciado com acabamentos em verde lima nos bancos e pespontos na mesma cor nos tapetes. O painel de instrumentos permanece analógico, embora o indicador de combustível tenha passado a ser o de carga da bateria.


Tal como as demais conversões levadas a cabo pela Electrogenic, também a estrutura original do Pride foi retida, pelo que todas as modificações podem ser revertidas. 

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