O EV9 da Kia tem versão nova no topo de gama. O GT apresentado no salão de Los Angeles, na Califórnia, EUA, tem dois motores elétricos e quatro rodas motrizes. A marca sul-coreana anuncia 501 cv e 0-100 km/h em 4,1s, valores ainda à espera de homologação! Início da comercialização no segundo semestre de 2025.
A KiA, no primeiro dia da edição de 2024 do Salão de Los Angeles, EUA, exibiu, em estreia mundial, a versão GT do EV9, que tem a particularidade de contar com dois motores elétricos, um por eixo, que rendem 501 cv, potência muito acima do que a marca anuncia para o Sport Utility Vehicle (SUV) à venda no nosso País, nos níveis First Edition (204 cv e tração traseira) e GT Line (385 cv e quatro rodas motrizes). O fabricante, para o arranque 0-100 km/h, anuncia 4,1 s, registo muito abaixo dos 9,4 s e dos 5,3 s declarados para as duas versões menos “musculadas”.
O SUV mais potente alguma vez fabricado pelo construtor coreano
O SUV mais potente alguma vez fabricado pelo construtor coreano tem suspensão controlada eletronicamente, o que também representa uma novidade na Kia. Este sistema adapta o funcionamento do amortecimento ao modo de condução ativo e também admite ativação no comando GT integrado no volante. E esta versão tem, ainda, travões com discos dianteiros de maiores dimensões, o que aumenta tanto a potência na travagem como a resistência à fadiga e vários elementos de “design” específicos para aumento da diferenciação dos EV9 First Edition e GT Line.
“O EV9 foi o primeiro SUV elétrico com três filas de bancos à venda nos mercados internacionais mais importantes. A versão GT mantém todas as características na origem do sucesso do modelo, mas soma-lhes o ‘fator diversão’, por estar mais do que preparada para satisfazer as expectativas dos fãs da condução desportiva que não dispensa o caráter prático dos automóveis com este formato”, promete a Kia.
O EV9 produzido na Coreia do Sul tem estreia comercial planeada para o segundo semestre de 2025, com a tração integral e-AWD entre os muitos equipamentos de série. Neste SUV, modos de condução Normal, Eco, Sport e My Drive, Comando de Velocidades Virtual (VGS) para a “simulação” da experiência de utilização de caixa automática com programa manual-sequencial e autoblocante eletrónico.
O GT mantém a arquitetura elétrica de 800 V que permite carregamentos de 10% a 80% da capacidade da bateria em menos de 25 minutos – a marca não anunciou a capacidade do acumulador, mas não é difícil antecipar que igual à dos dois EV já à venda em Portugal (nominal de 99,8 kWh e útil de 96,0 kWh).
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