No quarto trimestre do ano, versões com autonomias até 560 km, compacto novo na Kia. No EV3, democratizam-se quase todos os predicados do topo de gama EV9
O EV3 integra a estratégia da Kia de massificar a produção de automóveis elétricos, de forma a acelerar o processo de democratização da tecnologia de substituição do motor de combustão interna. Este compacto posiciona-se no segmento número dois em vendas. Tem 4,300 m de comprimento, 2,680 m entre eixos e o formato (SUV) e a motorização que mais progridem na Europa.
No EV3, tração dianteira, motor com 150 kW/204 cv e baterias com 58,3 kWh e 81,4 kWh de capacidade – apresentando-se equipado com a primeira, 0-100 km/h em 7,4 s e até 410 km de autonomia; contando com a segunda, respetivamente, 7,7 s e até 560 km.
Na edição 2 de E-AUTO a caminho das bancas, contamos-lhe tudo sobre este Kia EV3!
Este SUV baseia-se em variante da plataforma e-GMP, também a base do EV6 e do EV9. Neste caso, arquitetura elétrica de 400V e não de 800V. A bateria tem a quarta geração da tecnologia químia NMC. Potências de carregamento: 102 kW ou 128 kW com corrente contínua e 11 kW com corrente alternada. Também no EV3, admite-se a possibilidade de alimentação de equipamentos elétricos exteriores, de bicicletas a máquinas de café, por exemplo, devido ao sistema bidirecional de alimentação.
O painel de bordo integra o Triple Panoramic Display com ecrãs digitais tanto para a instrumentação (12,3’’) como para a climatização (5,3’’) e os sistemas multimédia ou de navegação (12,3’’). Complementarmente, Head-Up Display (12,3’’). Novidade é a integração na lista de aplicações do ChatGPT. A capacidade anunciada para a mala é de 460 litros a 1250, dependendo da posição dos encostos traseiros. À frente, sob o capot, devido à inexistência de motor térmico, compartimento extra com 25 litros.
Comments