Kia EV3 eleito “Carro do Ano Mundial” 2025
- Pedro Junceiro
- há 2 dias
- 2 min de leitura
O Kia EV3 foi galardoado com o prémio de “Carro do Ano Mundial” de 2025 (“World Car of the Year”, no original). É a terceira vez que um modelo da marca sul-coreana alcança este título desde 2020, depois de Telluride e EV9 já o terem conseguido anteriormente.

Lançado com o objetivo de conquistar o segmento dos SUV compactos, o Kia EV3 garantiu o prémio de “Carro do Ano Mundial” de 2025 nos “World Car Awards 2025”, num anúncio feito durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. O EV3 sucede assim a outro modelo da marca, o EV9, que foi eleito no ano passado e segue as pisadas, também, do Telluride, que foi eleito em 2020.
O painel de jurados dos “World Car Awards” contou com 96 jornalistas especializados no setor automóvel, de um total de 30 países, incluindo Portugal. Na votação final, o EV3 bateu o BMW X3 e o Hyundai Inster/Casper.

“A atribuição do título de World Car of Year 2025 ao EV3 é uma enorme honra para todos
nós na Kia. É uma distinção que destaca a liderança global da marca no fornecimento de
soluções de mobilidade sustentáveis, tecnologicamente avançadas e orientadas para o
“design”. Mas é também um reconhecimento da excelência do EV3, que lhe confere uma
posição de liderança no seu segmento e vem redefinir a experiência de utilização para os
clientes em todo o mundo”, afirmou Ho Sung Song, Presidente e diretor-executivo da Kia, após a entrega do prémio.
Inspirando-se, de certa forma, no EV9, este Kia EV3 revela argumentos como a autonomia até 605 km, na versão de 81,4 kWh de bateria, ou a conectividade avançada reforçada por sistemas como o assistente de IA e as atualizações “Over-the-Air” (OTA) que contribuem para melhorar a experiência de utilização, através da incorporação de tecnologia de última geração.

Outros vencedores
Além do EV3, a noite nova-iorquina trouxe outros vencedores para outros prémios. O Volvo EX90 foi eleito “Carro de Luxo Mundial”, enquanto o Porsche 911 Carrera GTS arrebatou o prémio de “Carro Desportivo Mundial”.
Embora perdendo o prémio maior, o Inster/Casper foi eleito “Carro Elétrico Mundial”, com o BYD Seagull/Dolphin Mini a ser escolhido na categoria de “Carro Urbano Mundial”, embora estes dois sejam muito semelhantes nas suas dimensões.
Por fim, o Volkswagen ID. Buzz mereceu o prémio de “Design Automóvel Global”.
Comments