top of page

Kawasaki: pioneira nas motos com combustão a hidrogénio

A Kawasaki tornou-se na primeira fabricante de motos de larga escala a revelar publicamente um protótipo com motor de combustão a hidrogénio, numa demonstração realizada no circuito japonês de Suzuka.



Procurando obter novos caminhos de desenvolvimento para a mobilidade sem emissões, a Kawasaki desenvolveu um protótipo de uma moto equipada com motor de combustão a hidrogénio, cuja estreia pública teve lugar no passado dia 20 de julho num evento realizado no circuito japonês de Suzuka.

 

Tratou-se da primeira demonstração mundial de uma moto deste género, de acordo com a marca japonesa, que também faz parte de um consórcio para o desenvolvimento de motores a hidrogénio, a HySE (“Hydrogen Small Mobility & Engine technology”). Além da pesquisa na área dos motores, este conglomerado trabalha também nos sistemas de abastecimento e nas cadeias de abastecimento de forma a produzir hidrogénio para pequenos veículos.


Esta moto com motor de combustão a hidrogénio foi concebida e construída no âmbito de uma investigação que teve início em março de 2023, com testes iniciados este ano e que teve agora o seu culminar com a demonstração pública em Suzuka.



Montado no protótipo está um motor a hidrogénio baseado no motor de quatro cilindros em linha Supercharged de 998 cc, idêntico ao da Ninja H2 da Kawasaki, com modificações feitas para permitir a injeção direta de combustível de hidrogénio nos cilindros. O chassis foi concebido para acomodar recipientes de combustível de hidrogénio e um sistema de abastecimento de combustível de hidrogénio a bordo. 


Montado no protótipo está um motor a hidrogénio baseado no motor de quatro cilindros em linha Supercharged de 998 cc, idêntico ao da Ninja H2 da Kawasaki

 

Como parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono, a Kawasaki está atualmente a realizar investigação e desenvolvimento com o objetivo de criar uma moto deste tipo para comercialização no início da década de 2030.




0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page