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JLR testa baterias fabricadas com materiais reciclados

O consórcio industrial proprietário de Jaguar e Land Rover assinou acordo de cooperação com a empresa britânica Altilium Metals para validar a utilização de células de baterias fabricados com recurso a materiais ativos de cátodo reciclados.



A Jaguar Land Rover e a Altilium Metals estabeleceram uma parceria estratégica que visa comprovar a eficácia de utilização de baterias elétricas construídas com materiais ativos de cátodo recuperados. As células com materiais reaproveitados estão a ser produzidas pela Altilium no seu centro industrial no Reino Unido.


"Estamos orgulhosos de liderar este projeto pioneiro com a JLR, que nos aproxima mais de uma economia circular para materiais de baterias no Reino Unido”, comentou o Dr. Christian Marston, COO da Altilium.  “Ao demonstrar que as células de baterias de veículos elétricos fabricadas a partir de materiais recuperados podem cumprir as rigorosas normas da indústria automóvel, estamos não só a reduzir o impacto ambiental da produção de baterias, mas também a apoiar os esforços do Reino Unido para construir uma cadeia de abastecimento de veículos elétricos mais sustentável e resiliente.”



A evolução do projeto para esta nova etapa de validação só foi possível porque a Altilium Metals recebeu aprovação da Agência do Ambiente do Reino Unido para reciclar a “massa negra” das baterias em grande escala, depois de uma bem-sucedida demonstração do processo em ambiente laboratorial e de realizado um estudo de viabilidade de seis meses recentemente concluído.


A Altilium utiliza um processo designado por “EcoCathode” para converter baterias de veículos elétricos em fim de vida, por exemplo, em materiais ativos de cátodo (CAM) e precursores de cátodo (pCAM) para reutilização direta em novas baterias elétricas.



A primeira fábrica comercial da Altilium está neste momento a ser construída em Plymouth, no sudeste de Inglaterra, perto de Devon, enquanto a sua futura fábrica de Teesside, localizada no nordeste de Inglaterra, será uma das maiores instalações de reciclagem de baterias para veículos elétricos da Europa.


No futuro centro de reciclagem de baterias de Teesside, a empresa britânica pretende fornecer cerca de 20% da procura de materiais ativos de cátodo do Reino Unido já em 2030. Estas instalações terão uma capacidade de processamento de 50.000 toneladas de “massa negra”. A nova fábrica pode processar os vários produtos químicos dos vários tipos de bateria, tais como LFP, NMC e LCO.

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