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Jeep Wagoneer S em 2026: Tesla Model Y na mira!

Sem pejo, a Jeep acaba de revelar um novo modelo que tem como um dos grandes objetivos ser um “digno rival” do líder do respetivo segmento, o Tesla Model Y.



Quem o afirmou foi Antonio Felosa, diretor-geral da marca, quando da apresentação europeia (estática) do Wagoneer S, a posicionar entre Compass e Grand Cherokee, e primeiro automóvel 100% elétrico do construtor norte-americano comercializado à escala global (na América do Norte já a partir do outono, na Europa no primeiro trimestre de 2026).

 

Assente na plataforma STLA Large da Stellantis, não deixa de evocar, visualmente, o Range Rover Velar, primando, também, por um apuro aerodinâmico confirmado por um Cx de 0,29

 

Por seu turno, graças aos 4,886 m de comprimento, 2,123 m de largura, 1,645 m de largura, e 2,870 m entre eixos, o habitáculo promete ser espaçoso, tal como a bagageira (866-1727 litros de capacidade, a que se junta o “frunk” dianteiro com 85 litros), além de exibir uma apreciável qualidade percebida, uma apelativa decoração, e uma assinalável tecnológica: dois ecrãs de 12,3” (painel de instrumentos digital e monitor central principal), outros tantos de 10,25” (painel central do comando da climatização e monitor para o passageiro da frente), para um total de 45” – a que há que juntar o head-up display de 10”.



A mecânica promete ser outros dos grandes atributos do Wagoneer S, sobretudo na primeira variante a chegar ao mercado (mais tarde surgirão outras, menos potentes, com diferentes autonomias, e mais acessíveis): um motor elétrico por eixo, cada qual com 340 cv (250 kW), para um rendimento combinado de 608 cv (447 kW) e 836 Nm: 0-96 km/h cumpridos em 3,4 segundos, e velocidade máxima de 200 km/h, apesar de um peso de 2750 kg, repartido em partes iguais pelos dois eixos.



Esta solução garante, ainda, a tração integral 4xe (presente em todas as versões, mesmo as que serão lançadas posteriormente), ao passo que o sistema Selec-Terrain permite optar entre os modos de condução Auto, Sport, Eco, Snow e Sand – mas o motor dianteiro é desconectável, para incrementar a eficiência energética quando a sua intervenção não for necessária.


No fora de estrada, merecem menção os ângulos característicos (ataque de 19,2°, saída de 23,4° e ventral de 14°) e a altura ao solo de 162 mm; enquanto que a bateria de iões de lítio com 100,5 kWh de capacidade, que, no ciclo de homologação norte-americano, assegurará uma autonomia superior a 300 milhas (483 km), pode ver a sua carga ser reposta de 5-80% em pouco menos de sete horas numa Wallbox ou posto público trifásico, ou de 20-80% em não mais do que 23 minutos num posto de carregamento rápido.


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