O Type-00, nome do estudo apresentado em Miami, EUA, durante a Semana da Arte, representa o início de era na marca britânica que comemora 90 anos em 2025. O programa estratégico “reimagine” redefine a identidade e o posicionamento de fabricante que passará a propor só automóveis elétricos nos mercados do luxo e do ultraluxo. Primeira missão cumprida com sucesso: exuberante, extravagante e chocante, Jaguar “nova” nas “bocas do mundo”!
A marca do consórcio JLR, fabricante emblemático que Sir William Lyons fundou em 1935, interpretou, corretamente, a necessidade de empreender uma mudança radical (e rápida) de rumo para continuar relevante numa indústria em transformação. O programa estratégico “reimagine” não mantém “pedra sobre pedra” na Jaguar. No plano, produção de geração nova de automóveis, todos elétricos, a partir de 2026. E anunciam-se todos muitíssimo mais caros do que os atuais.
Esta Jaguar “nova” apresentasse-nos sem medo, exuberante e intrépida – e também extravagante e chocante!
Esta Jaguar “nova” apresentasse-nos sem medo, exuberante e intrépida – e também extravagante e chocante! –, depois de reimaginada de fio a pavio, inspirando-se no E-Type (1961) que Enzo Ferrari classificou como "o automóvel mais bonito do mundo"! Esta "fórmula" disruptiva (e, também por isso, controversa), recupera o espírito de William Lyons, que nunca admitia “copiar nada” e ambicionava sempre diferenciar-se pela audácia, originalidade, criatividade, exclusividade e inovação. A equipa que pensou a identidade nova inspirou-se nestes princípios e fê-lo de forma ambiciosa e audaciosa, recriando todo o universo da marca.
Modernismo Exuberante é o nome do conceito criativo que apoia a transformação da Jaguar, expressando-se, por isso, em todos as áreas de atividade de marca que ambiciona sobressair na paisagem automóvel pela imagem atrevida e, sobretudo, muito original. A identidade nova tem quatro símbolos de mudança: a assinatura, que estreia fonte de letra (chama-se Jaguar Exuberant) combina formas geométricas, simetria e simplicidade; o grafismo linear das barras ou listras longitudinais, para reconhecimento imediato da origem; a paleta de cores exuberantes; e, por fim, reinterpretação do símbolo icónico do Jaguar e adoção de monograma para representação da obra terminada e da perfeição na construção.
A Jaguar nova não ambiciona agradar a todos. No exercício 2023-2024, o fabricante comercializou 66.866 automóveis, apoiando-se na procura de F-Pace e E-Pace. A ambição para o futuro é de 50.000/ano. Como primeiro produto baseado na JEA, acrónimo de Jaguar Electric Architecture, “nome de batismo” da arquitetura técnica nova, GT com 4 portas, 4 lugares e dois motores elétricos (potência mínima de 575 cv) e até 770 km de autonomia. A tecnologia de recarregamento rápida da bateria permite recuperar energia para mais 321 km em apenas 15 minutos!
O GT concorrente do Porsche Taycan tem apresentação programada para o fim de 2025
O GT concorrente do Porsche Taycan tem apresentação programada para o fim de 2025, encontrando-se o início da comercialização na Europa planeado para 2026, depois do arranque da carreira nos EUA! E o Type-00 apresenta-nos, igualmente, o desenho tanto do SUV adversário de Bentley Bentayga como da berlina para competir com o Bentley Flying Spur, dois modelos no catálogo da Jaguar até 2028!
Este estudo vibrante com formato de “fastback” e rodas de 23’’ apresenta-se em duas cores: Miami Pink e London Blue. As portas imitam os movimentos das asas das borboletas e o interior tem apresentação modernista e admite personalização, utilizando a caixa Prism – arruma-se em compartimento atrás de porta (elétrica) posicionada, lateralmente, na carroçaria e integra os três totens que reconfiguram tudo no ambiente a bordo, do aroma à iluminação, da sonoridade aos grafismos nos dois ecrãs no “tablier”.
Comments