O acordo com a Fortescue permitirá ao construtor de automóveis de luxo melhorar a vida útil e a segurança de utilização das baterias graças ao "software" de inteligência Elysia. Estreia no Range Rover elétrico, no final do ano.
A gama de veículos elétricos da Jaguar Land Rover vai usufruir, em breve, de um contrato plurianual assinado com a Fortescue que prevê a utilização do software de inteligência de baterias Elysia.
A adoção deste software – cuja estreia está marcada para o final do ano no Range Rover elétrico – possibilitará maximizar o desempenho da bateria, quer ao nível do seu ciclo de vida útil, segurança de utilização, autonomia e velocidade de carregamento
Será assim possível monitorizar o estado de conservação dos acumuladores de energia, reforçando a sustentabilidade da sua utilização ao facilitar a transição de baterias em fim de vida para outras aplicações onde possam ainda ser aproveitadas.
"Graças à tecnologia da Fortescue, a JLR terá maior acesso à análise de dados, um aspeto essencial do nosso objetivo de eletrificar todo a nossa gama de veículos até 2030. À medida que a indústria avança para a eletrificação, estas parcerias são essenciais para melhorar adicionalmente a segurança, o desempenho e a vida útil das nossas baterias", disse Thomas Mueller, Executive Director, Product Engineering, JLR.
O software da Fortescue recorre a gémeos digitais com base em dados físicos e inteligência artificial de probabilidade para identificar e resolver potenciais problemas de baterias, o que permite otimizar o desempenho global das mesmas. Esta nova parceria faz parte da estratégia Reimagine da Jaguar Land Rover, visão que a levará a eletrificar ambas as marcas de luxo até 2030, bem como a atingir a neutralidade carbónica até 2039.
Comentários