top of page

D-Type vencedor das 12 Horas de Reims de 1956 em miniatura

A Amalgam Collection revelou a sua mais recente criação à escala 1:18, o Jaguar D-Type que venceu a edição de 1956 das 12 Horas de Reims, com os pilotos Duncan Hamilton e Ivor Bueb. Para colecionadores!



Apontado aos mais exigentes entusiastas do mundo do colecionismo de miniaturas de automóveis, o Jaguar D-Type da Amalgam Collection é uma recriação pormenorizada do vencedor das 12 Horas de Reims de 1956. A miniatura com 22 centímetros de comprimentos reproduz o chassis XKD 605 do D-Type, exemplar conduzido pela dupla Duncan Hamilton e Ivor Bueb na prova realizada a 30 de junho de 1956.


Cada exemplar, pintado em British Racing Green, será produzido e montado à mão nas oficinas da Amalgam Collection, utilizando dados CAD gerados a partir da digitalização de um chassis original do icónico modelo de corridas da Jaguar. Esta é uma peça muito colecionável e procurada não só pelos fãs da marca, mas também pelos adeptos dos desportos motorizados clássicos, homenageando uma vitória significativa para a Jaguar, uma vez que Reims foi a estreia do D-Type em competição.



No seguimento das mais de 4000 horas de trabalho aplicadas no D-Type à escala 1:8 previamente apresentado, o projeto deste D-Type à escala 1:18 exigiu 800 horas adicionais de trabalho de desenvolvimento. A equipa da Amalgam trabalhou com base nos desenhos técnicos desenvolvidos em CAD após a digitalização do chassis XKD 505/601 fabricando um molde para cada componente do modelo através de tecnologia de impressão 3D aperfeiçoada por acabamentos à mão. Foram depois produzidos lotes dos componentes por fundição de elevada precisão, aperfeiçoados, montados e pintados com um elevado grau de rigor, com vista à aprovação final da equipa especializada da Amalgam.


"Estamos verdadeiramente encantados por ter a oportunidade de criar um modelo de referência à escala 1:18 de um dos mais icónicos automóveis do mundo. O D-Type continua a ser um exemplo incrível da engenharia britânica no período pós-guerra, não só vencendo três vezes em Le Mans, como também se viria a tornar no XKSS de estrada, tendo ainda inspirado a criação de um dos automóveis mais famosos de todos os tempos, o lendário E-Type", Sandy Copeman, fundador da Amalgam Collection.



Construído em março de 1956 como um dos exclusivos 12 exemplares "long nose", o chassis XKD 605 é o penúltimo D-Type da série e foi atribuído à equipa de fábrica da Jaguar. O momento mais notável da história deste chassis ocorreu na sua estreia em competição em Reims, quando a dupla Duncan Hamilton e Ivor Bueb pilotaram o automóvel até à vitória da prova. É uma das mais originais unidades do Jaguar D-Type conservadas e dispõe ainda do para-brisas utilizado nas 24 Horas de Le Mans de 1956, bem como o banco do passageiro e a porta.

0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page