top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Jaguar antecipa GT elétrico!

Reimagine é o nome do programa de ação novo da marca que comemora 90 anos em 2025. Este plano estratégico, ambicioso, pressupõe o reposicionamento do fabricante britânico no mercado dos automóveis de luxo, movimento “apoiado” pelo ponto final da produção dos motores de combustão interna. Recentemente, arranque dos testes com os primeiros protótipos do GT elétrico que tem estreia comercial previsto para 2026. Na agenda, mais dois modelos (SUV e berlina), também elétricos.


Jaguar antecipa GT elétrico!

A Jaguar, poucos dias antes da apresentação do Design Vision Concept em Miami, EUA, que apresenta a imagem nova da marca britânica que comemora 90 anos em 2025, divulgou fotografias do protótipo do primeiro modelo da próxima geração de automóveis do fabricante do consórcio JLR, que decidiu abandonar a produção de mecânicas térmicas e reposicionar-se no segmento do luxo. No Gran Turismo com 4 portas e nos outros produtos dois produtos na agenda, só motores elétricos!

 

O protótipo percorreu os primeiros quilómetros no circuito de testes no complexo de Gaydon, Inglaterra, instalações modernas que integram os quartéis-generais de JLR e Aston Martin, e empregam milhares de funcionários. Para os próximos dias, a Jaguar promete(-nos) o anúncio de mais novidades sobre o futuro como fabricante de automóveis elétricos concorrentes no mercado do luxo, o que gera mais lucros, potencialmente.


Jaguar antecipa GT elétrico!

 O E-Type apresentado em 1961, no salão de Genebra, Suíça, apresenta-se como o motor deste movimento de reinvenção de uma marca necessitada de mudança de rumo para sobreviver num mercado automóvel muito competitivo. O protótipo nas imagens expressa essa determinação. Obviamente, encontrando-se camuflado, é difícil antecipar o desenho do modelo, mas conseguem observar elementos como o “capot” longo, a distância entre eixos enorme, as rodas de grandes dimensões e, ainda, os vidros laterais pequenos. E promete-se que “não é a cópia de nada”!


A JLR, para a geração nova de automóveis elétricos, desenvolveu base específica, a Jaguar Electric Architecture (JEA). Este GT com estreia comercial prevista só para o verão de 2026 fabricar-se-á em Solihull, Inglaterra, desconhecendo-se, ainda, as características técnicas. Todavia, conhecendo o posicionamento comercial que a marca persegue, não é difícil antecipar qualidades como a autonomia, a dinâmica desportiva, a potência ou as “performances” diferenciadas e diferenciadoras.


Jaguar F-Pace

A Jaguar, brevemente, só contará com um automóvel na gama, o F-Pace (na foto em cima), que "sairá de cena" apenas durante o primeiro trimestre de 2026 e será comercializado só nalguns mercados selecionados pela JLR. Depois do lançamento do GT, mais dois elétricos: berlina sucessora do XJ e Sport Utility Vehicle (SUV) concorrente do Bentayga da Bentley – ou do Range Rover Electric que o consórcio britânico planeia apresentar no próximo ano.


E-AUTO, em primeira mão, entrevistou Rawdon Glover, homem encarregue de implementar o plano estratégico da JLR para o "renascimento" da Jaguar. A entrevista, a reportagem e os "segredos" da marca inglesa encontram-se publicadas na edição número 5, com capa de setembro de 2024 – revista digital disponível em www.e-auto.pt.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page