IA "apanha" condutores embriagados
- João Isaac
- 16 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2024
Projeto-piloto lançado no Reino Unido visa ajudar agentes a identificar potenciais situações de perigo provocadas por condutores embriagados ou sob a influência de estupefacientes.

Foi recentemente lançado no Reino Unido um projeto-piloto capaz de identificar condutores que estejam sobre a influência de álcool ou de drogas. As estradas são monitorizadas por um sistema de câmaras de vigilância, atualizadas, no âmbito do projeto, com a integração da inteligência artificial.
A nova tecnologia tem o potencial para identificar padrões erráticos na condução e pode auxiliar os agentes da autoridade no terreno a identificar situações de perigo e, assim, reduzir a sinistralidade rodoviária ao agirem imediatamente perante a situação.

As câmaras de segurança estavam já a ser utilizadas para identificar pessoas que utilizem o smartphone durante a condução ou que circulem sem o cinto de segurança colocado. Mas enquanto nestas situações a tecnologia era utilizada para recolher uma prova fotográfica da contraordenação, no caso da tecnologia detetar um condutor embriagado as autoridades são imediatamente informadas para que atuem em conformidade, interpelando o potencial infrator um pouco mais à frente na via.
No caso da tecnologia detetar um condutor embriagado as autoridades são imediatamente informadas para que atuem em conformidade
A tecnologia foi desenvolvida pela Acusensus, uma empresa australiana que foi criada após a morte de um amigo do seu fundador, vítima de um acidente de viação provocado por um condutor distraído por estar a utilizar o smartphone ao volante.
Comentários