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Hyundai Inster “ataca” segmento A

Atualizado: há 7 dias

A luta por posição de destaque no segmento dos citadinos elétricos acaba de tornar-se mais disputada com a introdução no mercado nacional do Inster, carro que complementa a gama de automóveis sem motores de combustão interna da Hyundai e que sobressai pela elevada componente tecnológica e autonomia de até 360 km. Para clientes particulares, preços a partir de 24.900 €.


Hyundai Inster

Marca acostumada a ter uma presença relevante no segmento dos citadinos na Europa (também conhecido como segmento A), a Hyundai apresenta agora em Portugal o Inster, modelo 100% elétrico que pretende ser uma alternativa ao i10 com motor de combustão interna.

 

No caso do modelo totalmente elétrico, o objetivo é ocupar um espaço que, até ao momento, ainda não está a ser muito ocupado pelos construtores, situando-se como um rival de modelos como o Dacia Spring, Leapmotor T03, Dongfeng Box ou o Fiat 500e. Porém, a Hyundai quer demonstrar que, mesmo reduzindo as dimensões exteriores, o espaço a bordo e a funcionalidade podem estar ao nível de um veículo de segmento acima.



O Inster mede 3.825 mm de comprimento, 1.610 mm de largura e 1.575 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.580 mm, valores modestos que, no entanto, escondem um habitáculo espaçoso, nomeadamente nos lugares posteriores, que são uma grande surpresa em termos de competência. Além disso, os bancos traseiros têm a possibilidade de deslizarem longitudinalmente em 16 cm, criando dessa forma mais espaço na bagageira, que também é interessante – varia entre os 280/351 litros (consoante a posição dos bancos traseiros) e os 1.059 litros (com o rebatimento dos encostos traseiros).

 

A nível tecnológico, o Inster também sobressai por apresentar ecrãs para o painel de instrumentos e de infoentretenimento de 10,25 polegadas cada um, os quais têm ótima qualidade. O sistema de infoentretenimento BlueLink é bastante avançado e conta com navegação conectada e conectividade aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além de menus específicos da vertente elétrica. A Hyundai destaca ainda o facto de ter ar condicionado automático de série (uma zona), cruise control adaptativo, carregador de bordo de 11 kW e câmara e sensores de estacionamento, entre outros elementos logo desde o nível de equipamento base (Comfort). A base de carregamento “wireless” integrada na consola central também está disponível.


Hyundai Inster

Duas versões de potência e bateria 

Tecnicamente, o Inster tem duas versões de potência e de bateria, com a mais acessível a recorrer a uma bateria de 42 kWh e motor elétrico de 97 cv (71 kW), ao passo que a versão Long Range recorre a uma bateria de 49 kWh e a motor elétrico de 115 cv (84,5 kW). Ambas as versões disponibilizam 147 Nm de binário máximo.

 

Já a autonomia varia de acordo com essas características – a versão de 97 cv apresenta autonomia combinada WLTP de 327 km, enquanto a de 115 cv chega aos 370 km de autonomia. O consumo combinado em ciclo WLTP parte dos 14,3 kWh/100 km, variando naturalmente consoante o nível de equipamento – por exemplo, com as jantes, que variam entre as 15 e as 17 polegadas.


Hyundai Inster

Admitindo carregamento rápido (CC), as potências máximas também variam de acordo com a escolha de bateria: a versão de 42 kWh carrega a 73 kW de máximo, ao passo que a de 49 kWh carrega a 85 kW de máximo. Ambos levam 30 minutos a repor de 10 a 80% do estado de carga. Como já indicado atrás, o carregador de bordo de 11 kW melhora o carregamento nos postos ditos “lentos”.


No que diz respeito à segurança, o Inster cumpre com os preceitos impostos pela UE em termos de assistentes, compreendendo a Assistência de Prevenção de Colisão Frontal 1.5, a câmara traseira e sensores de estacionamento à frente e atrás. O sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem também está presente, assim como o cruise control inteligente com Stop and Go e Assistência de Condução em Autoestrada 1.5.



Desenho irreverente 

A marca destina o Inster a uma faixa de clientes muito abrangente, apontando-o a condutores jovens entre os 20 e os 30 anos e adultos já para lá dos 55 já com os filhos fora de casa que procuram reduzir a sua “pegada” na estrada.

 

Isso fez a Hyundai optar por “design” irreverente, combinando o visual de um compacto “hatchback” com o estilo de um SUV, que se percebe em apontamentos como os para-choques com proteções inferiores, barras de tejadilho ou cavas das rodas musculadas, sobretudo atrás. Além disso, sobressai pela assinatura de luzes diurnas LED e apontamentos de estilo “pixel” nos grupos óticos e para-choques.


Hyundai Inster

Gama e preços 

O Inster é proposto em Portugal com quatro níveis de equipamento/motor, começando pelo Comfort, que apresenta a bateria de 42 kWh, chave “inteligente”, jantes de 15 polegadas com tampão, faróis de halogéneo, luzes de circulação diurna e câmara traseira, entre outros itens. Com a mesma bateria, mas reforçando o equipamento, há ainda os níveis Comfort Plus (jantes de liga leve de 15 polegadas, sensor de chuva, volante em pele, etc.) e Style (vidros traseiros escurecidos, bancos traseiros deslizantes, carregador sem fios, faróis traseiros LED, sensores de estacionamento dianteiros e pintura contrastante, etc.).

 

A versão Style Plus conta com bateria de 49 kWh e jantes de 17 polegadas, sendo aquela que tem desenho mais agressivo.


A Hyundai Portugal oferece ainda garantia geral de 7 anos sem limite de km e garantia de 8 anos ou 160.000 km para a bateria de tração.

 

Quanto a preços, a marca diferencia a gama entre clientes particulares e empresariais. Para os particulares, a versão Comfort tem um custo de 24.900€, enquanto a Style Plus tem um custo de 29.450€ (sempre sem despesas de transporte e de legalização). Para as frotas, a gama começa nos 19.250€ sem IVA, indo até aos 22.790€ da variante Style Plus (sempre sem despesas de transporte e de legalização).

 


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