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Inspiração no atum vale recorde aerodinâmico!

Chinesa Chery, apoiando-se na inteligência artificial e na biónica, técnica que aplica todos os conhecimentos da Biologia na solução de problemas de desenho e engenharia, desenvolveu automóvel com características excecionais…



O Aero, o protótipo mais recente do fabricante chinês Chery, parece esculpido pelos ventos, mas a verdade é que o desenho deste automóvel é inspirado nos mares, mais precisamente no atum. Apresentam-no como o automóvel mais aerodinâmico da atualidade – coeficiente de 0,168, registo que “derruba” o máximo de 0,170 do Mercedes-Benz Vision EQXX, elétrico capaz de percorrer mais de 1000 km entre recargas da bateria –, mas encontram-se registos melhores na história da indústria, como veremos à frente…

 

Para alcançarem aquele resultado, os técnicos chineses basearam-se na técnica biónica, que aplica o conhecimento da Biologia na resolução de problemas no desenho e na engenharia… Neste caso, adotaram o atum como modelo, nomeadamente a barbatana dorsal que o peixe utiliza para ganhar velocidade na água. Realizaram-se milhares de simulações com recurso a Inteligência Artificial e, no final deste programa, em túnel de vento, protótipo aprovado com distinção!



Entre os elementos que também contribuem para o coeficiente aerodinâmico formidável do Aero, as portas sem puxadores (abrem-se por toque, devido à disponibilidade de sensor que reconhece as impressões digitais dos seus proprietários!…). A Chery não anunciou quaisquer características técnicas, mas sabe-se que o protótipo é elétrico e a investigação aumentou a autonomia entre recargas da bateria.

 

No entanto, ao contrário do que os chineses anunciam, o protótipo da Chery não conseguiu qualquer recorde… Na década de 1970, por exemplo, a VW, com o ARWD, que tinha 180 cv e atingia 362 km/h de velocidade de ponta, registou 0,150. Em 1954, a Fiat revelou o estudo Turbina (0,140) e, em 1985, a Ford apresentou o Probe V (0,137)!

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