A aprovação pelo Governo dos novos moldes para o incentivo à compra de carros elétricos impõe como limite de preço os 38.500€, limitando assim a diversidade de modelos possíveis de beneficiar dos 4000€ de incentivo.
O incentivo à compra de veículos elétricos irá regressar em 2025, com o Governo liderado por Luís Montenegro a aprovar na passada sexta-feira os novos moldes a aplicar nesta ajuda à mobilidade verde.
De acordo com o novo enquadramento, apenas os automóveis 100% elétricos com preço até aos 38.500€ poderão beneficiar de uma ajuda no valor de 4000€, sendo que outra novidade deste programa de incentivo à transição energética passa pela obrigatoriedade de o candidato ao incentivo enviar o seu veículo antigo para abate (com mais de dez anos).
Aplica-se uma exceção no caso dos veículos destinados a instituições particulares de solidariedade social (IPSS), sendo neste caso oferecida uma ajuda de 5000€.
No total, o valor dedicado ao setor da transição energética nos transportes rodoviários cifra-se nos 20 milhões de euros, duplicando face ao valor de 2023.
Oferta encolhe…
No entanto, a maior diferença passa mesmo a ser o teto máximo de 38.500€ para beneficiar dos 4000€ de incentivo à compra de um carro elétrico. Desta forma, a oferta de modelos reduz-se drasticamente, com muitas marcas a perderem o acesso a este incentivo, como é o caso da Tesla, Kia, Volvo ou Volkswagen, que deixam de ter modelos dentro do teto máximo.
Embora sejam de esperar mais modelos ao longo dos próximos meses, neste momento, a lista de automóveis 100% elétricos que podem beneficiar do incentivo dos 4000€ reduz-se em grande número, distribuídos por pouco mais de dezena e meia de fabricantes.
Como seria de esperar, há “candidatos” naturais que não irão exceder o preço máximo, como é o caso do Dacia Spring, do BYD Dolphin ou do futuro Leapmotor T03, mas também outros que ficam perto do limite, como são os casos do Alfa Romeo Junior Elettrica ou do Jeep Avenger (37.800€). É previsível que, nalguns casos em que os modelos fiquem pouco acima do teto de 38.500€, algumas marcas tentem fazer um esforço para deixá-los elegíveis, mas apenas no próximo ano será possível constatar se tal se irá concretizar.
Eis a lista de marcas e modelos (apenas ligeiros de passageiros) dentro do teto máximo definido pelo Governo, sendo em todos os casos valores base, ou seja, sem despesas e sem promoções aplicadas pelas marcas. Os preços foram compilados a partir do cruzamento de dados dos configuradores das marcas e do ACP.
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