Marca chinesa do SAIC Group já iniciou as vendas do seu elétrico com geração nova de acumuladores de energia e promete até 1000 km de autonomia.
As baterias de estado sólido começam a chegar às estradas. O IM L6, automóvel da marca chinesa IM Motors, uma subsidiária do SAIC Group, é o primeiro com esta tecnologia nova que muitos apelidam de disruptiva para a indústria automóvel elétrica.
O L6, uma berlina elétrica com 4,931 m de comprimento e 2,950 m de distância entre eixos, exibe uma aerodinâmica bastante cuidada, num conceito que a IM Motors apelida de “Escultura Gentil”.
Disponível em três versões, é a de topo, denominada “Lightyear Max”, que tem a nova bateria de estado sólido com 130 kWh de capacidade, o que garante uma autonomia de cerca de 1000 km (de acordo com o ciclo de homologação chinês CLTC). A potência de carregamento admitida é de 400 kW, o que permite repor cerca de 400 km em 12 minutos.
Importa clarificar que, apesar de tudo, esta bateria exibe um carácter híbrido, com eletrólito sólido e líquido, ou seja, aproxima-se mais de uma tecnologia semi-sólida do que de uma bateria de estado sólido por inteiro.
Quanto a potências, o L6 pode ser escolhido localmente com variantes de motor singular de 293, 337 e 408 cv, mas também com opção de tração integral de 787 cv.
Teste do alce sem condutor
No interior, o destaque vai para o grande sistema de infoentretenimento com dois grandes ecrãs dispostos horizontalmente com tecnologia de ponta embutida, como os processadores computacionais Nvidia Orin X e Qualcomm 8295, bem como um sistema de segurança LiDAR para leitura das condições da estrada e para potenciar a condução autónoma.
Entre outras funcionalidades, o L6 revela tecnologia DZT de reconhecimento da estrada, o que lhe permite observar potenciais riscos por diante graças a câmaras 360º. Esta conjunção de tecnologias de condução e de assistência ao condutor permitem ao modelo da IM Motors fazer executar algumas manobras de alta exigência – recentemente, cumpriu o teste do alce sem condutor a uma velocidade de 71 km/h.
No que diz respeito a preços, o IM L6 na versão Lightyear Max, a mais equipada e com a bateria mais avançada, tem um preço base de 330.000 remimbi, cerca de 43.000 euros, surpreendendo também neste campo.
Comments