Marca alemã confirma primeira carrinha elétrica. No lançamento, durante o segundo trimestre deste ano, duas versões, ambas com 286 cv, diferenciando-as só as capacidades das baterias de iões de lítio: 77 kWh ou 86 kWh
É a primeira carrinha elétrica da VW (Volkswagen Portugal), apresenta-se como alternativa à geração nova do Passat, que é comercializada apenas como Variant e baseia-se na berlina ID.7 (O Novo ID.7 | Modelos | Volkswagen Portugal) introduzida muito recentemente em Portugal, com preços a partir de 59.928 €. O automóvel novo tem estreia comercial programada para primavera, anunciando-se apenas duas versões, ambas com 286 cv e baterias de iões de lítio com 82 kWh (Pro) ou 91 kWh de capacidade bruta (Pro S) – as capacidades úteis dos acumuladores de energia são de 77 kWh e 86 kWh, respetivamente.
O Tourer com tração apenas às rodas posteriores assenta na mesma variante da plataforma MEB apresentada como base do ID.7 e mede 4,96 m de comprimento (“contra” os 4,91 m do Passat Variant). Na carrinha elétrica, até 685 de autonomia entre recargas, dispondo-se da bateria com mais capacidade (a marca alemã, para a berlina com o mesmo acumulador, reivindica até 700 km). O sistema admite recarregamentos rápidos com potências até 200 kW para o “pack” de 77 kWh e até 175 kW para o de 86 kWh.
A capacidade da bagageira, surpreendentemente, não impressiona – apenas 545 litros na configuração normal do compartimento –, mas este número excede em 13 litros o anunciado para a berlina. Porém, como é habitual nas carrinhas, aproveitamento do espaço no interior e sentido prático muito otimizados. Rebatendo-se os encostos dos bancos traseiros, o volume da mala atinge os 1714 litros, mais 128 que no ID.7. Já no Passat Variant novo com motorizações térmicas e híbridas, mínimo de 690 litros e máximo de 1920…
O equipamento do Tourer é igual ao do ID.7, incluindo o sistema multimédia com monitor de 15’’ no topo do painel de bordo. Este sistema, recorda-se, conta com aplicação de inteligência artificial ChatGPT e é compatível com Android Audo e Apple CarPlay.
A VW “anunciou” o ID.7 Tourer em outubro de 2023, com a divulgação de imagens de protótipos captadas durante a etapa final do programa de desenvolvimento. A variante nova é fundamental para o sucesso da gama nova, devido à popularidade das carrinhas em muitos mercados europeus, incluindo no alemão. No entanto, o formato encontra-se em perda, consequência direta do sucesso dos Sport Utility Vehicles (SUV), o que explica a pouca concorrência direta (neste momento, resume-se a BMW i5 Touring e NIO ET5 Touring). A Audi prepara o lançamento do A6 e-tron Avant e a Skoda planeia automóvel com características muito semelhantes para 2026.
O Tourer é fabricado em Emden, na Alemanha, na mesma linha de ID.4 e ID.7.
Comments