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VW ID.7 Tourer: ao volante da carrinha elétrica "premium"

Dando continuidade a um formato de sucesso na Europa, o das carrinhas, a Volkswagen lança em Portugal o ID.7 Tourer, automóvel mais prático e familiar do que a berlina que já está em comercialização há algum tempo. Com autonomia entre recargas anunciada de até 690 km e uma componente tecnológica muito reforçada, este modelo marca pontos por ser o primeiro do género no segmento D. Preços a partir de 61.828 €.



Com a família ID de automóveis elétricos em consolidação, a Volkswagen introduz agora em Portugal o ID.7 Tourer com o estatuto especial de ser a sua primeira carrinha totalmente elétrica. Tratando de inaugurar um segmento que, até agora, ainda não contou com grande exploração pelos construtores, esta primeira carrinha 100% elétrica retoma os pontos fortes da versão berlina, mas reforça-os com outros atributos, nomeadamente, de espaço e de conveniência.

 

Mas, antes, vale a pena efetuar uma pequena viagem ao passado para evocar o primeiro modelo de estilo carrinha a ser comercializado pela marca alemã, o Type 3 Variant de 1962, numa tipologia que sempre teve grande popularidade entre os condutores europeus. Ao longo dos tempos, a marca alemã soube “navegar” essa mesma apetência com lançamentos de derivações para modelos como Golf, Passat e Arteon.


VW Type 3 Variant
VW Type 3 Variant

No caso do ID.7 Tourer, mantêm-se algumas das principais premissas da versão que lhe dá origem, desde logo a começar pela plataforma MEB utilizada pela família ID, cujo primeiro modelo nasceu em 2020, na forma do ID.3. Na vertente carrinha, o tejadilho alongado ajuda também na vertente aerodinâmica, tornando este modelo mais eficiente – coeficiente de 0,25 Cd.

 

Com 4961 mm de comprimento, 1536 mm de altura e 1826 mm de largura, o ID.7 Tourer revela um aspeto esguio que se traduz também numa melhoria da habitabilidade, sobretudo na altura disponível nos lugares posteriores e na capacidade da bagageira, que é agora de 605 litros com os cinco lugares utilizados. No caso de rebater os encostos traseiros, a capacidade sobre para os 1714 litros com um comprimento de carga de quase dois metros (1948 mm). Os 2971 mm de distância entre eixos também ajudam a explicar esse desafogo a bordo. Entre o equipamento de série do ID.7 Tourer contam-se os faróis IQ. Light LED Matrix ou as jantes de 19 polegadas.



Conforto refinado 

O interior, pensado para oferecer uma experiência de condução mais premium, revela grande cuidado com os materiais e uma elevada componente tecnológica, com muito equipamento de série disponível, como é o caso do sistema head-up display com realidade aumentada, projetando informações relevantes no campo de visão do condutor.

 

Outros equipamentos de série são o painel de instrumentos ID. Display, os bancos com massagem ou o ecrã tátil interior de 15 polegadas. O sistema de climatização inteligente de três zonas com saídas de climatização ajustáveis eletronicamente também está presente. Esse sistema consegue reconhecer os pontos mais quentes do interior e direcionar o ar para esses mesmos locais de forma a regular a temperatura do habitáculo com maior homogeneidade.



Característica já vista noutros modelos ID, os pedais com os símbolos “Play” e “Pause” também são de série, assim como o sistema multimédia melhorado em termos de funcionalidade e de visibilidade, com assistente de voz virtual IDA e integração de sistema ChatGPT. Destaque, também, para a aplicação “Wellness In-Car”, que pretende ser uma espécie de “spa” a bordo.


 Bancos ergoActive aquecidos com nova função de massagem por pontos de pressão

 

Essa aplicação recorre ao sistema de climatização, aos bancos ergoActive aquecidos com nova função de massagem por pontos de pressão, iluminação ambiente e a outros equipamentos (disponíveis consoante a versão) para criar um ambiente de relaxamento e de tranquilidade a bordo. Para consegui-lo, pode, também, recorrer ao tejadilho panorâmico “Smart Glass”, com sete camadas de vidro que podem ser comutadas eletronicamente para se tornarem opacas ou transparentes, dispensando a cortina tradicional. A aplicação “Wellness In-Car” dispõe de três programas pré-configurados, “Fresh Up”, “Calm Down” e “Power Break”, que podem ajudar a melhorar o bem-estar durante a viagem ou as pausas. Nota, ainda, para a possibilidade de contar com bancos ventilados à frente ou com o sistema de som premium da Harman Kardon.



Até 690 km de autonomia 

Disponível em duas versões de 286 cv de potência e 545 Nm de binário (Pro Urban e Pro S Urban) e uma de 340 cv de potência e 560 Nm de binário (GTX), o ID.7 Tourer destaca-se por ter, na versão Pro S Urban uma autonomia entre carregamentos de 690 km, graças a novas evoluções no conjunto motriz, nomeadamente o novo motor elétrico (APP550).

 

Esse valor da autonomia é obtido com recurso à bateria de 86 kWh de capacidade útil (disponível no Pro S Urban e no GTX), enquanto a versão Pro Urban conta com bateria de 77 kWh de capacidade útil. O carregamento nos postos rápidos (DC) também se efetua a potências diferentes consoante a bateria – 200 kW para a bateria de 86 kWh (10 aos 80% em 26 minutos) e 175 kW para a de 77 kWh.



O sistema de gestão térmica da bateria proporciona maior competência de carregamento rápido, especialmente no inverno: quando ativa uma rota no GPS com paragem incluída, o sistema aquece a bateria à temperatura ideal antes da paragem, permitindo que absorva energia com a máxima capacidade de carregamento.

 

A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em 6,7 segundos, estando a velocidade máxima limitada aos 180 km/h. O consumo médio homologado do ID.7 Tourer Pro S Urban é de apenas 14,2 kWh/100 km.

 

Na primeira experiência ao volante do novo ID.7 Tourer Pro S Urban, sobressai a impressão de uma elevadíssima qualidade de rolamento, com prestações muito rápidas, acompanhada de uma excelente insonorização a bordo. A suspensão tem um trabalho muito competente na absorção das imperfeições do asfalto e ajudam a conseguir uma condução que valoriza o refinamento, mas que também revela contenção interessante dos movimentos laterais da carroçaria em curvas mais rápidas.



Com um campo de visão muito “limpo” mesmo em utilização urbana, também aqui há uma facilidade de condução apreciável. Nesta primeira abordagem, maioritariamente por percursos de autoestrada, o ID.7 Tourer coloca-se como um modelo de elevadas aptidões familiares, fazendo sobressair o conforto para tiradas mais longas e disponibilizando-se como uma opção altamente versátil

 

Algo que continua a merecer reparos é a colocação de cada vez mais funções de climatização no ecrã tátil, o que nem sempre é intuitivo de comandar em movimento, bem como a manutenção dos botões táteis no volante. Por outro lado, os comandos táteis situados abaixo do ecrã central de 15 polegadas beneficiam agora de retroiluminação.



GTX: o desportivo familiar 

No mais desportivo ID.7 GTX, ao motor traseiro de 286 cv (210 kW) junta-se um motor elétrico dianteiro de 109 cv (80 kW), o que proporciona uma potência combinada de 340 cv e tração integral 4Motion. Alinhando-se com o seu carácter mais desportivo, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos, com uma velocidade máxima igualmente limitada a 180 km/h.

 

Esteticamente, acolhe algumas mudanças face aos demais ID.7 Tourer, como um para-choques distinto com grelha em favo de mel, acabamentos da carroçaria em preto de alto brilho e tejadilho também em preto de alto brilho. As novas jantes de liga leve “Skagen” de 20 polegadas são exclusivas para as versões GTX, estando disponível opcionalmente as novas jantes de liga leve “Mataro” de 21 polegadas.



De resto, os ID.7 Tourer GTX estão equipados com faróis IQ. Light LED Matrix, luzes traseiras LED e logótipos Volkswagen iluminados na frente e na traseira, sendo esta aliás uma característica que é comum a toda a gama.

 

Nestes GTX, a arquitetura da suspensão foi especificamente ajustada para a maior performance do sistema de tração e recorrem, entre outras características, a barras estabilizadoras mais rígidas, direção progressiva desportiva e modo “ESC Sport”, ativado manualmente. Outra particularidade da variante de 340 cv é a possibilidade de receber controlo de chassis adaptativo DCC, controlado por um novo Gestor de Dinâmica do Veículo e que atua sobre o bloqueio eletrónico do diferencial (XDS+), o modo ESC Sport e o sistema de suspensão recentemente ajustado.



A bordo, persiste a sensação de qualidade, com bancos de design ergonómico no estilo específico GTX, em que os painéis centrais dos assentos, os acabamentos interiores dos bancos, as áreas dos ombros e os apoios de cabeça são revestidos com material de microfibra ArtVelours Eco (combinado com couro sintético). Os bancos são realçados por costuras decorativas vermelhas e a inscrição perfurada GTX em vermelho nos encostos. O painel de instrumentos e o volante também contam com pespontos vermelhos, ao passo que o logótipo GTX com acabamento cromado está presente no volante.


Preços a partir dos 61.828€

 

Os preços da gama em Portugal começam nos 61.828€ do ID.7 Tourer Pro Urban (77 kWh), passando pelos 66.736€ do ID.7 Tourer Pro S Urban (86 kWh) e culminando nos 71.843€ do topo de gama GTX (86 kWh).

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