Com 340 cv, o ID.7 GTX assume um posicionamento mais desportivo, desde logo por ser o VW elétrico mais potente. Complementarmente, sistema de tração integral e apontamentos de estilo específicos.
Lançado no final de 2023, o topo de gama ID.7 da Volkswagen recebe a sigla GTX, utilizada para as variantes elétricas de carácter mais desportivo. Neste caso, a berlina “fastback” conta com sistema motriz de dois motores para uma potência combinada de 340 cv (250 kW), o que lhe vale o estatuto de elétrico mais potente da marca alemã.
O ID.7 GTX acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, com a Volkswagen a trabalhar numa disponibilização mais lesta da potência e em maior intensidade nas prestações, devido à tração integral
Com bateria de iões de lítio de 86 kWh (91 kWh brutos), a variante “fastback” regista uma autonomia homologada de até 595 km (ciclo combinado WLTP). Graças ao carregamento rápido a 200 kW (DC), pode passar de 10 a 80% em 26 minutos, de acordo com os dados da companhia de Wolfsburgo.
Visualmente, o ID.7 GTX não se altera radicalmente, mas adota alguns detalhes mais desportivos, desde logo com logótipos “GTX” na frente e na traseira, enquanto as jantes “Skagen” de 20 polegadas são outro indicador de que se trata da variante mais potente. O sistema de iluminação IQ.Light LED Matrix com os logótipos iluminados nas duas extremidades da carroçaria passa a fazer parte do equipamento de série, adotando também luzes diurnas de circulação específicas.
No interior, o ambiente foi melhorado, com adoção do volante multifunções especial com pespontos em vermelho, uma característica que se encontra também nos bancos (com aquecimento) e a designação “GTX” nos encostos
Esta variante conta ainda com iluminação ambiente de 30 cores, conectividade App-Connext para Apple CarPlay e Android Auto, head-up display com realidade aumentada, assistente virtual IDA com inteligência artificial do ChatGPT, ar condicionado de duas zonas e alarme. Entre os opcionais, a marca destaca o assistente de estacionamento Park Assist Pro, que permite aos utilizadores controlarem o estacionamento a partir do smartphone.
A variante GTX também estará disponível com a carroçaria Tourer (carrinha), mantendo as especificações técnicas principais, nomeadamente, a potência combinada e a tração integral. Porém, é marginalmente mais lento do que a berlina na aceleração dos 0 aos 100 km/h (5,5 segundos), enquanto a autonomia estimada em ciclo combinado WLTP é de 585 km. Aquilo em que supera facilmente o “fastback” é na capacidade de carga, com 605 litros disponíveis (face aos 532 litros da outra variante), dispondo ainda de carga máxima no tejadilho de 75 kg.
Gama revista com bateria de 86 kWh
Adicionalmente, a Volkswagen revelou ainda uma ligeira atualização da gama com as versões ID.7 Pro S e ID.7 Tourer Pro S a receberem a bateria de 86 kWh para uma potência máxima de 286 cv (210 kW). Anteriormente, as versões apenas estavam disponíveis com a bateria de 77 kWh, mas esta melhoria significa uma maior eficiência e autonomia estimada em ciclo combinado WLTP.
Assim, a versão ID.7 Tourer Pro S apresenta até 690 km de autonomia, enquanto a do ID.7 Pro S é agora de 709 km.
Preços estimados para os Volkswagen ID.7 GTX no mercado nacional: 72.000 € a 73.000 €
As pré-vendas destes novos modelos arrancam em julho, com as primeiras entregas previstas para setembro.
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