A Volkswagen revelou o preço para Portugal da versão mais desportiva do ID.3 GTX, agraciada com a designação Performance. Com 326 cv, este elétrico desportivo tem um preço ligeiramente abaixo da versão correspondente do Golf, a GTI Clubsport.
Trazendo as sensações desportivas para o mundo dos elétricos, a Volkswagen revelou mais detalhes da gama do ID.3 GTX Performance para Portugal. Esta variante desportiva mais extrema com 326 cv (240 kW) conta com uma série de detalhes exclusivos e recorre ao motor elétrico mais potente da marca alemã.
O ID.3 GTX Performance situa-se no topo da gama deste elétrico compacto
O ID.3 GTX Performance situa-se no topo da gama deste elétrico compacto, com os seus 326 cv de potência a superiorizarem-se aos 286 cv (210 kW) da versão ID.3 GTX. Ambas as versões GTX dispõem de tração traseira e de 545 Nm de binário, mas a variante Performance recorre a uma configuração melhorada do motor elétrico e a uma nova bateria de 79 kWh de capacidade útil.
Posicionada sob o piso, ajuda na distribuição do peso e na obtenção de um baixo centro de gravidade para melhorar o comportamento. Com autonomia até 593 km, a bateria pode ser recarregada em postos rápidos com uma potência de até 185 kW, graças à nova gestão térmica e ao pré-condicionamento da bateria. A carga pode ser aumentada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos.
Aceleração 0-100 km/h do GTX Performance é de 5,7 segundos. Velocidade máxima está limitada a 200 km/h.
Para a versão topo de gama, a Volkswagen trabalhou em alterações específicas do chassis, como as barras estabilizadoras mais robustas ou a direção progressiva, adaptada a estes modelos desportivos. A suspensão inclui uma configuração básica com eixo dianteiro MacPherson e eixo traseiro de cinco braços com um sistema de orientação sofisticado. Opcionalmente, o GTX Performance pode ser equipado com o controlo de chassis adaptativo Sport DCC modificado – o gestor de dinâmica do veículo foi aprimorado e utiliza agora mais sinais de sensores do que anteriormente. Isso permite ao sistema monitorizar com maior precisão o movimento das rodas e da carroçaria, ajustando os amortecedores de acordo com algoritmos avançados.
Equipamento reforçado
O ID.3 GTX e o novo ID.3 GTX Performance destacam-se dos outros modelos da gama pelos elementos de design exclusivos, como o para-choques dianteiro específico, com uma nova entrada de ar preta em forma de diamante e assinatura luminosa personalizada. As jantes de 20 polegadas “Skagen” GTX estão disponíveis opcionalmente em preto.
O interior exibe várias características específicas do GTX, como os bancos desportivos aquecidos ou os revestimentos especiais, enquanto na área tecnológica vale-se de ecrã tátil central de 12,9 polegadas, que serve de centro de comando ao novo sistema de infoentretenimento com navegação e assistente de voz IDA e ChatGPT para operação mais intuitiva.
No que toca à segurança, o ID.3 GTX está equipado de série com diversas tecnologias, como o Cruise Control Adaptativo, a Travagem de Emergência Automática com monitorização de peões e ciclistas, o sistema de manutenção da faixa de rodagem ou o reconhecimento dinâmico de sinais de trânsito. Também está incluída de série a função de alerta de perigo de trânsito Car2X, sistema de navegação ou bancos dianteiros aquecidos.
Esta versão pode beneficiar ainda de funcionalidades opcionais, como o head-up display de realidade aumentada, a aplicação “Wellness” redesenhada e o sistema de som premium da Harman Kardon.
GTX ou GTI?
Quanto ao preço, o novo ID.3 GTX Performance está disponível a partir de 50.959€, um valor que o coloca abaixo da variante correspondente no universo dos modelos a gasolina, neste caso, o Golf GTI Clubsport, com 300 cv e tração dianteira, que tem um preço de 59.040€.
ID.3 GTX Performance está disponível a partir de 50.959 €
A comparação entre ambos os modelos é até sublinhada por Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, para quem “o novo ID.3 GTX Performance é, para mim, o equivalente elétrico do nosso icónico desportivo compacto, o Golf GTI Clubsport. Claro que um motor elétrico e um motor a gasolina turbo têm particularidades distintas. No entanto, o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport partilham a mesma sensação fascinante de leveza ao acelerar".
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