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VW ID.3 GTX e ID.7 Tourer GTX: mais dois desportivos elétricos

Atualizado: 29 de mar.

De uma só vez, a Volkswagen revelou dois automóveis novos, cada um com os seus próprios atributos estéticos e melhorias de chassis, mas ambos com carácteres mais dinâmicos. A eletrificação não "dispensa" a emoção e o prazer na condução...



Os GTX que a VW desenvolveu à imagem de outros modelos com siglas emblemáticas, casos de GTI, GTD e GTE, demarcam-se dos automóveis de que derivam pelo "atitude" mais desportiva, mesmo apresentando-se como representantes legítimos da mudança radical de paradigma na indústria e da era da mobilidade elétrica, algo que tem sido confirmado pelos dados de vendas fornecidos pela própria marca alemã: um em cada cinco ID.4 e ID.5 recentemente matriculados na Europa é um GTX!

 

ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer têm chassis com afinações específicas e identificações estéticas diferenciadas e diferenciadoras. No caso do primeiro, planeia-se comercializá-lo apenas com tração traseira e em duas variantes. A de base debita 210 kW/286 cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6 segundos, enquanto a de topo, a Performance, eleva a fasquia para 240 kW/326 cv e 545 Nm de binário (0-100 km/h em 5,6 segundos). A velocidade máxima anunciada para a versão de topo é de 200 km/h.



Ambos os modelos têm baterias com 79 kWh de capacidade, o que permite autonomias que pode chegar aos 600 km, com um único carregamento (o sistema admite um máximo de 175 kW em postos de carga rápida do tipo DC).

 

Face a estes números, Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca responsável pelo desenvolvimento, equipara mesmo a versão mais potente à homóloga GTI Clubsport do Golf, no mundo dos desportivos compactos com motores a gasolina.

 

“É claro que um motor elétrico e um motor a gasolina turbo têm carácteres diferentes, únicos. No entanto, o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport partilham a mesma leveza fascinante quando aceleram", afirma Grünitz. "Com o ID.3 GTX, a VW transfere a tradição de quase 50 anos na produção de modelos GT compactos para a mobilidade eléctrica. O prazer de condução está garantido”, complementa.



Esteticamente, este ID.3 "sobrevitaminado" sobressai por um estilo muito mais arrojado, com para-choques específicos GTX caracterizados por entrada de ar em preto e padrão em diamante. Simultaneamente, apresenta nova iluminação diurna nas laterais do para-choques. Os elementos em preto da carroçaria têm um acabamento brilhante, como as novas embaladeiras laterais e a zona inferior do para-choques traseiro (com difusor integrado). As jantes "Skagen" de 20'' são de série.

 

O interior destaca-se por diversos elementos especiais, como os bancos desportivos "premium" (fabricados em tecido e couro sintético) e pespontos em vermelho presentes nos revestimentos e no volante multifunções. A superfície de alta qualidade também é específica do GTX. O Performance surge com suspensão adaptativa DCC.



GTX também na carrinha ID.7 

Ainda por lançar, o ID.7 Tourer também passa a contar com a sigla GTX na gama, surgindo em configuração de motor duplo para oferecer, assim, tração integral. Este modelo combina o espaço familiar para ocupantes e bagagens com a filosofia desportiva própria dos modelos com aquela "insígnia", graças à potência combinada de 250 kW/335 cv.

 

A frente do GTX Tourer distingue-se dos outros ID.7 pelo para-choques com grelha em forma de favo de mel e gráficos luminosos específicos, incluindo emblemas iluminados. Tal como no ID.3 GTX, todos os elementos pretos têm um acabamento de alto brilho.



Isto aplica-se também às soleiras laterais e à zona inferior do para-choques traseiro. Tal como no ID.3 GTX, o ID.7 GTX Tourer, de série, está equipado com jantes de liga leve "Skagen" de 20''.

 

O interior é aprimorado com elementos como os bancos desportivos aquecidos à frente com letras GTX perfuradas nos encostos e pespontos a vermelho até nos revestimentos do painel de instrumentos e no volante multifunções. A bagageira admite até 1714 litros, rebatendo os encostos dos bancos traseiros, e é tão grande como nas variantes de tração apenas às rodas traseiras (logo, neste modelo com orientação mais desportiva, não perde capacidade).


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