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Hyundai "ataca" Pikes Peak

Atualizado: 28 de mar.

Marca sul-coreana prepara-se para regressar à lendária rampa norte-americana, em junho, com o objetivo declarado de tentar novos recordes, anunciando, para já, três dos quatro pilotos convocados para a aventura. Na lista, ás do WRC, o espanhol Dani Sordo



Conhecida como “corrida às nuvens”, a Rampa Internacional de Pikes Peak com 19,99 km, 156 km, início a uma altitude de 1440 m acima do nível do mar e fim a 4302 m continua a atrair multidões pela sua espectacularidade e máquinas fora de série que, todos os anos, sobem a montanha no estado do Colorado, EUA. Em 2024, na edição 102 da competição realizada pela 1.ª vez em 1916, a Hyundai também estará presente na prova norte-americana, a 23 de junho, com um total de quatro pilotos, mas ainda sem revelar os carros que utilizará na luta contra o tempo e a altitude. Especula-se que o Ioniq 5 N com 650 cv integra a "seleção"...

 

Entre os pilotos estão os especialistas Paul Dallenbach, que já venceu a prova por 11 vezes e estabeleceu o recorde geral em 1993, e Robin Shute, que também conta com quatro triunfos e é o detentor do título de “Rei da Montanha” em Pikes Peak. A esta dupla que será particularmente forte na procura por novos recordes para a Hyundai, junta-se Dani Sordo, piloto espanhol da marca no Mundial de Ralis (WRC) como forma de atrair ainda mais atenção para o evento. O nome do quarto piloto ainda não é conhecido.


“Pikes Peak é um dos desafios únicos e históricos que ainda restam no desporto automóvel"

“O piloto é um dos elementos mais importantes para se ser bem-sucedido na Rampa Internacional de Pikes Peak”, afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente da Hyundai e Diretor da N Brand and Motorsport. “Selecionámos especialistas de topo como Robin Shute e Paul Dallenbach, que venceram o evento geral e na sua classe por 15 vezes. Estes dois pilotos têm um historial incrível e conhecem bem a rampa. A inclusão do piloto do WRC, Dani Sordo, é muito entusiasmante e ajudar-nos-á a atrair um público global para a mítica rampa”, acrescenta.



A ideia do risco e do desafio de Pikes Peak é destacada, também, pelo CEO da Hyundai Motor Amercia, Randy Parker: “Pikes Peak é um dos desafios únicos e históricos que ainda restam no desporto automóvel. Resistiu ao teste do tempo porque a montanha nunca cede. O clima torna extremamente difícil conseguir uma corrida limpa e, para conquistar a montanha, tudo tem de correr na perfeição. É necessária uma enorme quantidade de preparação e um pouco de sorte para bater e estabelecer recordes”, afirmou.

 

Os carros serão preparados pela Bryan Herta Autosport, conceituada figura no automobilismo americano, que declarou estar a contar “com muitos especialistas no evento, bem como com a engenharia e a experiência da Hyundai. Queremos mostrar o que os automóveis Hyundai podem fazer num dos desafios mais difíceis do desporto automóvel”.

 

Recorde-se que a Rampa de Pikes Peak oferece um desafio bastante relevante para carros e pilotos, na forma da altitude, com os níveis de oxigénio a reduzirem-se à medida que se vai subindo.



História de sucesso 

A participação da Hyundai na Rampa de Pikes Peak tem como primeiro registo o ano de 1992, quando Rod Millen venceu a divisão “Showroom Stock” com tração às duas rodas (tempo de 13.21,17 m) ao volante de um Hyundai Scoupe equipado com o novo motor turbo da empresa, de 16 válvulas e dupla árvore de cames à cabeça da série Alpha.

 

Outros modelos e diferentes gerações foram sendo utilizados na participação da Hyundai ao longo dos anos seguintes, como um Elantra, também por Millen, em 1993, ou um Tiburon, pelas mãos de Paul Choiniere, em 1997, 1998 e 1999. Já em 2009, foi Rhys Millen a vencer a divisão “Time Attack 2-Wheel Drive” num Hyundai Genesis, com um tempo de 12.09,397 m, estabelecendo um recorde da divisão.



Em 2011, pai e filho Millens correram em duas divisões, ambos em modelos da Hyundai. Rhys terminou em segundo lugar na divisão principal “Unlimited”, atrás do japonês Nobuhiro Tajima, que finalmente bateu a barreira dos dez minutos. Com um tempo de 9.51,278 m, “Monster” Tajima estabeleceu um recorde do percurso. Já Rod conquistou a vitória na divisão “Time Attack 2-Wheel Drive” no seu Hyundai Genesis Coupe.

 

Depois, a partir de 2012, o facto de o percurso até ao topo ter sido totalmente pavimentado retirou alguma magia à prova, mesmo que não a perigosidade e o empenho. Nesse ano, Rhys Millen venceu, tornando-se no “Rei da Montanha” com um novo recorde do percurso no processo, ao volante de um Genesis Coupe de 2012 com um tempo de 9.46,164 m.

 

A última participação oficial da Hyundai teve lugar em 2018, com Jonathan Newcombe a inscrever um Tiburon na divisão “TA1”, mas não conseguiu arrancar no dia da corrida.

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