Há fabricante novo com planos para competir no Mundial de Resistência (WEC). A Hyundai ambiciona apresentar-se na categoria de topo Hypercar já em 2026, com LMDh híbrido. Este programa para três anos pressupõe, igualmente, a participação dos sul-coreanos na campeonato norte-americano IMSA, na classe GTP. Já o futuro da marca no WRC continua por decidir/esclarecer…
A Hyundai, anunciada a extensão por dois anos (isto é, até 2029) dos regulamentos técnicos da categoria de topo do Mundial de Resistência (LMH e LMDh), decisão conhecida durante a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, tem plano para competir no campeonato da "moda" a partir de 2026 e durante um período mínimo de três anos!
O fabricante sul-coreano, garantem-no fontes que conhecem este projeto, trabalha nos preparativos para o desenvolvimento de protótipo híbrido do tipo LMDh, fazendo-o para "acelerar", também, no campeonato norte-americano de resistência (IMSA), na categoria GTP, que “obedece” aos mesmos regulamentos.
De acordo com as mesmas fontes, o desenvolvimento encontra-se a cargo da Hyundai Motorsport, na Alemanha. Este ingresso na resistência, na prática, pode representar o fim da participação da marca no Mundial de Ralis (WRC), onde compete com estrutura oficial desde 2014 (29 vitórias e títulos de construtores em 2019 e 2020, em 10 temporadas), devido às mudanças nos regulamentos técnicos prometidas para 2027.
Cyril Abiteboul, presidente da Hyundai Motorsport e diretor da equipa no WRC, ainda não confirmou nenhuma das informações, mas admitiu que a marca está a “analisar diferentes categorias”. Ainda de acordo com diversas fontes, o ex-patrão da Caterham e da Renault no Mundial de Fórmula 1 pretende anunciar o programa desportivo novo do terceiro maior fabricante de automóveis até setembro. Atualmente, no WEC, Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. No próximo ano, entrada da Aston Martin! Este ano, em Le Mans, na categoria de topo, 23 hipercarros em ação!
Para o fornecimento do chassis, a Hyundai selecionou a francesa Oreca, que já trabalha com Alpine (WEC) e Acura (IMSA).
O desenvolvimento da motorização híbrida para o LMDh está já em marcha e a Hyundai, para o fornecimento do chassis, selecionou a francesa Oreca, empresa que também produz as bases do Alpine A424 que compete no WEC e do Acura ARX-06 que participa no IMSA. Para a participação no Mundial, os sul-coreanos estão em negociações com a Chip Ganassi Racing, estrutura norte-americana que tem instalações na Alemanha e termina contrato com a Cadillac no desta temporada. Para o projeto no IMSA, admite-se, ainda, a hipótese de participação sob a “bandeira” da divisão de luxo Genesis.
Finalmente, no que respeita à resistência, a Hyundai partilha com a FIA a visão do hidrogénio como combustível para o futuro, mantendo-se o programa para a introdução desta tecnologia em 2028, para antecipar a mudança regulamentar programada para 2030. Em 2018, o fabricante iniciou a produção de automóvel com pilha de combustível (“fuel cell”) que produz eletricidade a partir de hidrogénio armazenado a bordo, o Nexo, Sport Utility Vehicle (SUV) que vende no mercado doméstico e na América do Norte.
Já o futuro da Hyundai no WRC é, ainda, muito pouco claro, mas considera-se improvável que a marca abandone o campeonato antes do final de 2026, epois da homologação de i20 N Rally1 novo para o próximo ano. A FIA tentou mudanças nos regulamentos já para 2025, mas confrontou-se com a oposição dos construtores e teve de recuar na intenção. As regras novas serão adotadas apenas em 2027 e sob a promessa de “estabilidade e relevância” para manutenção dos fabricantes em ação no campeonato e atração de participantes novos.
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