top of page
Logotipo | e-auto

Hyundai Nexo a hidrogénio com 700 km de autonomia

A Hyundai revelou o Nexo como um grande passo em frente na sua estratégia de descarbonização, com este SUV a hidrogénio a prometer autonomia alargada superior a 700 km com um único abastecimento de cinco minutos. A versão de produção será disponibilizada em breve na Coreia do Sul e noutros mercados específicos (Europa ainda em avaliação).


Hyundai Nexo

Apresentado no Salão de Mobilidade de Seul, na Coreia do Sul, o Hyundai Nexo dá continuidade ao esforço de descarbonização da marca, diversificando também as tecnologias de motorização capazes de reduzir as emissões poluentes. Neste caso, o Nexo recorre a um sistema de pilha de combustível a hidrogénio (“fuel cell”) mais avançado que tem como característica fundamental a autonomia alargada superior a 700 km a partir de um único abastecimento com a duração de cinco minutos.

 

A partir dos escapes, o Nexo de segunda geração (a primeira geração serviu, sobretudo, de laboratório de desenvolvimento) emite apenas vapor de água, enquanto a segurança foi outro dos pontos trabalhados pela Hyundai, visando obter as classificações mais altas nos testes das diferentes entidades avaliadoras.

 

Segundo a Hyundai, o Nexo reflete a experiência da marca no desenvolvimento desta tecnologia durante 27 anos, sendo também o culminar da oferta de soluções variadas consoante as necessidades, entre motores de combustão, híbridos, elétricos e hidrogénio. Apesar de mencionar o facto de o Nexo estar pensado para vários mercados, a Hyundai não especifica quando e onde é que o modelo será comercializado, declarando ainda que o mercado europeu não está “garantido”.


Hyundai Nexo

Desenho arrojado 

Este SUV tem como ponto de partida o “concept” Initium revelado em outubro, incorporando a nova linguagem estética “Arte do Aço”, que combina elegância com robustez para linhas musculadas e elementos visuais, sobretudo na dianteira, a acentuarem a ideia de largura. O desenho dos faróis na frente cria um visual distinto ao abrigo do conceito da Hyundai e da submarca para o hidrogénio, a HTWO. Os quatro pontos asseguram um reconhecimento fácil por parte dos outros condutores e transeuntes. O modelo pode ter jantes de 18 e de 19 polegadas.

 

Medindo 4.750 mm de comprimento e com 2.790 mm de distância entre eixos, o Nexo preocupou-se em oferecer conforto reforçado para os passageiros e grande capacidade de bagageira, variando entre os os 993 e os 1.719 litros, neste caso, com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.


Hyundai Nexo

O interior utiliza revestimentos macios e sustentáveis (a grande maioria provém de reciclagem) com padrões que evocam o calor e o conforto de uma casa, mostrando ainda um ecrã curvo, centrado no condutor, controlos intuitivos e consola central tipo ilha com um espaço de arrumação avantajado. Os ecrãs digitais dos espelhos laterais integram-se no painel de instrumentos para maior conveniência.


“Premium Relaxation”

O Nexo também inclui bancos “Premium Relaxation” à frente com apoios para as pernas e encostos finos para disponibilizar mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros, cujo conforto é favorecido pelos bancos ventilados e possibilidades de reclinação. Há ainda muitas soluções de arrumação no habitáculo, nomeadamente na consola central, na área do painel de instrumentos e no revestimento das portas, e um conceito mais presente de iluminação ambiente, estando também associada aos alertas de limite de velocidade na estrada. O teto panorâmico é outra característica, aumentando a sensação de espaço interior.


Hyundai Nexo

Tecnologia de ponta a bordo 

O Nexo recorre àquilo que a marca denomina de ccNC, ou seja, “Connected Car Navigation Cockpit”, combinando num ecrã curvo um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã tátil de 12,3 polegadas para o sistema de infoentretenimento. Esta configuração suporta melhorias remotas “over-the-air” ao longo do tempo, reconhecimento de voz avançado com recurso à inteligência artificial (gerando até conversas com o interlocutor), Apple CarPlay e Android Auto sem fios e ainda um sistema de som “premium” da Bang & Olufsen com até 14 altifalantes.

 

Há ainda tecnologia “head-up display”, que projeta algumas informações da condução diretamente no para-brisas, retrovisor interior digital utilizando uma câmara traseira de alta-definição e a possibilidade, nalguns mercados, de contar com espelhos retrovisores laterais também digitais, ou seja, com recurso a câmaras.


Impressão digital para autenticação em operações realizadas a bordo

 

Entre os apontamentos tecnológicos funcionais, a Hyundai destaca o sistema de impressão digital para autenticação em operações realizadas a bordo, como por exemplo para arrancar ou para efetuar pagamentos em estações de serviço, mas também a chave digital com recurso ao smartphone, podendo partilhar a “chave” com até 15 dispositivos, incluindo os relógios da Apple.

 

A funcionalidade de “Vehicle-to-Load” (V2L) também estará disponível para que seja possível alimentar outros dispositivos elétricos com recurso à energia criada pelo Nexo.



Evolução “fuel cell” 

A técnica do Nexo é uma evolução dos sistemas já apresentados anteriormente pela Hyundai, principalmente nas áreas em torno da pilha de combustível (“fuel cell”) e nos sistemas eletrónicos de controlo. Um novo conjunto motriz está presente, com uma potência total de 258 cv (190 kW) e 350 Nm de binário, que se consegue a partir da potência máxima bruta da pilha de combustível de 150 cv (110 kW) e do motor elétrico novo de 204 cv (150 kW), havendo ainda que contar com os 80 kW de potência da nova bateria de 2,64 kWh.

 

Em virtude desta combinação, alcançaram-se respostas melhoradas, como a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e os 179 km/h de velocidade máxima.

 

O sistema foi melhorado em atuação sob temperaturas mais extremas, sobretudo no frio, graças à função anti-congelamento e outras otimizações do sistema. Além disso, o novo Nexo oferece maior capacidade de armazenamento de hidrogénio em tanque, que agora é de 6,69 kg. Mas o modelo da Hyundai conta ainda com um trabalho exaustivo na aerodinâmica, com otimização da parte inferior da carroçaria e fluxo do ar melhorado, e redução do ruído exterior e das vibrações.


Autonomia superior a 700 km

 

Estes são aspetos fundamentais que permitem ao Nexo dispor de uma autonomia alongada superior a 700 km, bem como o sistema de regeneração de energia inteligente com base nos dados da navegação e na distância para os veículos da frente.


Hyundai Nexo

Os modelos de especificação europeia do novo NEXO oferecem uma capacidade de reboque até 1.000 kg, sendo preciso notar que todos os detalhes técnicos apresentados pela Hyundai dizem respeito à versão para o mercado sul-coreano, podendo diferir das versões a lançar noutros mercados.


No que toca à segurança, a marca sul-coreana também apostou bastante forte, com o Nexo a ser desenvolvido para atingir os valores máximos nos testes de proteção globais, contando assim com até nove airbags para proteção dos ocupantes e dos tanques de hidrogénio. O modelo utiliza ainda técnicas de construção avançadas com prensagem a quente e materiais de ultra-elevada resistência para garantir a rigidez da carroçaria e oferecer segurança passiva de elevado nível. 


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page