Hyundai mantém botões físicos
- João Isaac
- há 12 horas
- 1 min de leitura
Marca coreana vai apresentar nova geração dos seus interiores em 2026 e botões convencionais são para ficar. Ecrãs digitais podem inclusivamente diminuir de tamanho.

A Hyundai vai apresentar o primeiro dos seus interiores de nova geração já em 2026 e tudo indica que os controlos físicos vão manter-se. Fala-se até na possibilidade dos cada vez maiores ecrãs digitais seguirem no caminho inverso, reduzindo a sua dimensão em prol da segurança.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, publicação que confirma a decisão da Hyundai através das declarações de Simon Loasby, Vice-Presidente de Design da marca coreana, feitas durante o Salão Automóvel de Seul, a decorrer entre os dias 4 e 13 de abril. A confirmar-se, esta não será a única marca a seguir este caminho, pois também a Cupra parece estar alinhada com uma conceção futura de interiores um pouco mais analógica.

Loasby terá confirmado que a estratégia é conceber interiores que causem a menor distração possível aos condutores, permitindo-lhes manter os olhos na estrada e as mãos no volante tanto quanto possível. “Com esta filosofia em mente, rapidamente nos apercebemos que o ecrã central é, na verdade, apenas uma distração. Por isso, em termos de segurança, não queremos que as pessoas olhem para o ecrã”, comentou.
Manter controlos físicos facilmente acessíveis
A estratégia será, assim, manter controlos físicos facilmente acessíveis para as funcionalidades e interações frequentes, atingindo um equilíbrio entre botões convencionais e comandos táteis no ecrã, sempre com a segurança como prioridade. Também por isso a Hyundai tentará adotar ecrãs digitais de dimensão adequada, nem desnecessariamente grandes, nem excessivamente pequenos ao ponto de dificultar a sua leitura e utilização.
Comments