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Foto do escritorPedro Junceiro

Hyundai lança exoesqueletos para trabalhadores

A divisão de robótica da Hyundai revelou um exoesqueleto para ajudar os seus trabalhadores das linhas de montagem a lidar com tarefas repetitivas e desgastantes, as quais resultam usualmente em lesões músculo-esqueléticas. Denominado “X-ble Shoulder”, este “robot vestível” foi concebido para ajudar no trabalho suspenso, aumentando a força muscular do braço.



O Hyundai Motor Group Robotics Lab revelou um exoesqueleto para o trabalho industrial, “X-ble Shoulder”, um dispositivo que pode aumentar a eficiência dos trabalhadores e reduzir as lesões músculo esqueléticas derivadas de funções repetitivas ou desgastantes, como ao carregar pesos.

 

Primeiro produto da linha X-ble, este “robot vestível” abre uma nova etapa em termos de tecnologia vestível, já que a sua utilização pode aumentar a força muscular do braço do utilizador e reduzir a carga sobre o sistema músculo esquelético superior quando utilizado para trabalho suspenso, ou seja, com os braços levantados.


 A maior caraterística do “X-ble Shoulder” é o facto de gerar força de assistência através do seu módulo de compensação muscular em vez de um sistema elétrico, com uma estrutura de geração de binário não alimentada, dispensando dessa forma a necessidade de carregamento. Como resultado, o “X-ble Shoulder” pode reduzir a carga no ombro em até 60% e a tensão no músculo deltoide anterior/lateral em até 30%.



Este dispositivo inclui materiais compostos de carbono e resistentes ao desgaste utilizados em veículos topo de gama, proporcionando resistência e baixo peso. Os componentes que tocam diretamente o corpo do utilizador foram concebidos para proteger contra lesões que podem ocorrer em instalações industriais, através da aplicação de material resistente ao impacto utilizado na parte superior da “almofada de impacto” da unidade.

 

Os componentes robóticos modulares e o colete amovível e lavável tornam o “X-ble Shoulder” fácil de gerir e adaptável a vários ambientes de trabalho.

 

A força de assistência é gerada por uma estrutura patenteada de múltiplos elos no módulo de compensação muscular. Prevê-se que o módulo realize cerca de 700 mil ações de dobra e desdobra por ano em ambientes industriais.



Diferentes versões 

Com um peso de 1,9 kg, o “X-ble Shoulder” está disponível em duas versões: básica e ajustável. A versão básica foi concebida para tarefas em que a postura humana continua a mudar e oferece até 2,9 kgf de assistência. Já a versão ajustável está pensada para tarefas que repetem o mesmo movimento e permite que os utilizadores definam o ângulo da unidade para obter a máxima assistência de binário, fornecendo até 3,7 kgf de assistência.

 

A marca sul-coreana garante que o desenvolvimento deste dispositivo teve em conta o “feedback” dos utilizadores. Um teste-piloto realizado entre 2022 e 2024 envolveu aproximadamente 300 trabalhadores e gestores de saúde das fábricas da Hyundai Motor e gestores de saúde das fábricas da Hyundai Motor Group. Daí resultaram várias recomendações que foram, entretanto, tidas em conta e aplicadas para proporcionar melhorias centradas em facilidade de utilização, conforto, movimento do braço sem restrições, força de assistência ajustável e limpeza fácil.



Após o lançamento nacional da unidade, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2025, as empresas do Grupo planeiam expandir gradualmente as vendas vendas para os mercados estrangeiros. O “X-ble Shoulder” será implementado primeiro nos departamentos de produção e manutenção da Hyundai Motor Group, expandindo-se depois para 27 filiais do Hyundai Motor Group e empresas externas. A introdução no mercado externo está a ser planeada para 2026, incluindo a Europa e a América do Norte.

 

“No futuro, pretendemos expandir a disponibilidade de robots portáteis, criando produtos que funcionam naturalmente com os utilizadores para melhorar as suas vidas diárias. Ao ultrapassar as fronteiras tecnológicas, tornaremos estes produtos benéficos acessíveis a mais pessoas”, referiu Dong Jin Hyun, Vice-Presidente e Diretor do Laboratório de Robótica da Hyundai Motor Group.


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