top of page

Hyundai IONIQ 5 N já tem versão de competição

Atualizado: 23 de jun.

Inaugurando uma nova etapa na competição elétrica, a Hyundai revelou o novo IONIQ 5 N eN1 Cup destinado às provas de turismo com veículos sem motor de combustão



Após a apresentação da versão de produção do IONIQ 5 N, a marca sul-coreana dá mais um passo em frente e revela a respetiva versão de competição desse desportivo elétrico, denominada eN1 Cup.

 

O IONIQ 5 N eN1 Cup utiliza o mesmo sistema motriz do modelo de produção, que se destaca pela bateria com maior capacidade (84 kWh) e pela potência bastante reforçada, chegando aos 650 CV (o mesmo valor do modelo de competição), enquanto o chassis e diversos outros componentes foram revistos para suportar a utilização mais intensiva em estrada e em pista.



Graças à Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) do Grupo Hyundai, este IONIQ 5 N beneficia também de um sistema robusto de gestão térmica da bateria e de um forte sistema de travagem regenerativa.

 

Estes componentes acabam por ser também relevantes para uma conversão para modelo de competição, com o IONIQ 5 N eN1 Cup a ser concebido como um automóvel de competição para pilotos profissionais que competem na classe N1, com um desempenho melhorado em circuito utilizando pneus slick. A nova classe eN1, que será introduzida este ano, funcionará com regulamentos abertos para que as equipas possam competir com vários produtos de pneus sem estarem limitadas a um único fabricante.



Aerodinâmica apurada

No entanto, muitas outras áreas foram melhoradas, como é o caso da estética, com esta versão de competição a receber um kit de carroçaria redesenhado: exibe cavas das rodas sobredimensionadas, bem como apêndices aerodinâmicos na dianteira e na traseira para incrementar a força descendente. Além disso, é mais leve (1.970 kg), uma vez que foram removidos componentes desnecessários, ao mesmo tempo que foram aplicadas jantes forjadas, capot em FRP e janelas em policarbonato.

 

Entendendo que a componente sonora é bastante relevante, a Hyundai procura apelar aos espectadores com sistemas como o NGB overboost, as passagens de caixa virtuais (N e-Shift) ou o som diferenciado e amplificado (N Active Sound), com cada equipa de corrida a poder desenvolver os seus próprios sons exclusivos.



Para medidas de segurança reforçadas, o IONIQ 5 N eN1 Cup está equipado com elementos de segurança essenciais, tais como “rollcage”, bancos de corrida e cintos de segurança em conjunto. Foram implementadas medidas de segurança adicionais, incluindo extintores exclusivamente para incêndios em veículos elétricos, extintores de incêndio por asfixia e uma localização modificada da porta de carregamento, para garantir o mais elevado nível de segurança nas corridas de veículos elétricos.


Este modelo terá a sua apresentação pública no Hyundai N Festival, a 27 de abril, evento em que começará uma temporada de corridas daquela categoria eN1.

"Estamos incrivelmente orgulhosos por revelar o IONIQ 5 N eN1 Cup, demonstrando o nosso compromisso para com as corridas sustentáveis", afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente e Diretor da N Brand & Motorsport. "Este automóvel de competição elétrico único demonstra a nossa tecnologia de ponta e a nossa paixão por ultrapassar os limites do que os veículos elétricos podem alcançar na pista de corridas", complementou.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page