top of page

Hyundai Ioniq 5 N na Rampa de Pikes Peak

A marca sul-coreana levou três exemplares do seu desportivo elétrico à edição de 2024 da Rampa de Pikes Peak, no Colorado, EUA. Versão especial Time Attack venceu a classe de exibição com novo recorde de prova, enquanto a versão de produção em série conseguiu destacar-se entre os Sport Utility Vehicles.



A Hyundai Motor Company participou a nível oficial na edição deste ano da inconfundível Rampa Internacional de Pikes Peak, levando até às montanhas do Colorado três unidades muito especiais do Ioniq 5 N. A edição de 2024 contou assim com a presença de dois Ioniq 5 N TA – com especificação Time Attack – bem como com um exemplar de produção, unidades que enfrentaram as 156 curvas dos cerca de 20 quilómetros de percurso, numa prova em que a diferença de altitude entre a linha de partida e a meta ronda os 1450 metros.


O Ioniq 5 N Time Attack Spec foi conduzido por Dani Sordo, piloto da equipa oficial de ralis da Hyundai, tendo vencido a classe de exibição Electric Modified.

O segundo modelo com especificação Time Attack foi conduzido por Randy Pobst e terminou a prova em 9:55.551 minutos.


Concebido para destacar as capacidades do modelo de série sem alterações muito significativas, o Ioniq 5 N TA Spec foi, no entanto, alvo de algumas modificações. São disso exemplo a nova calibração de software para aumentar a potência elétrica – mais 37 cavalos no motor traseiro - bem como os novos amortecedores, travões e pneus slick, estes últimos, Yokohama Advan A005 em jantes de 18 polegadas.



Já a versão de produção foi conduzida por um estreante na prova, Ron Zaras, personalidade media do setor automóvel que terminou a prova em 10:49.267 minutos.


"Estamos absolutamente entusiasmados com o estabelecimento de um novo recorde em Pikes Peak e com o nosso desempenho global", afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente e Diretor da Hyundai N e Motorsport na Hyundai Motor Company. "No futuro, tencionamos continuar a tirar partido de atividades desportivas emocionantes, como Pikes Peak, para demonstrar o desempenho superior dos nossos veículos produzidos em série e continuar a desenvolver tecnologia que não só satisfaça as necessidades dos clientes, como também exceda as suas expetativas."



Recorde-se que a Hyundai tem já alguma tradição na emblemática prova americana, tendo participado pela primeira vez em 1992, quando Rod Millen venceu a categoria de duas rodas motrizes Showroom Stock com um SCoupé e um tempo de 13:21.17 minutos. Vinte anos depois foi a vez de Rhys Millen bater o recorde da prova com um Genesis Coupé e um tempo final de 9:46.164 minutos.


"O resultado de Pikes Peak deste ano é o culminar de um sonho sonhado por muitas pessoas nos bastidores da Hyundai N", afirmou Joon Park, Vice-Presidente e Diretor Brand Manager da Hyundai N. "Juntámos os nossos melhores cérebros para criar um tipo de EV de alto desempenho que não existia e hoje confirmamos que esta tecnologia pode ser competitiva mesmo na prova de rampa de montanha mais difícil do mundo."


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page