top of page

Hyundai IONIQ 5 N "ataca" Rampa de Pikes Peak

Atualizado: 23 de jun.

Duas unidades do Ioniq 5 N, automóvel elétrico com 650 cv, estão a ser (bem!) preparados para a edição deste ano da célebre rampa norte-americana, na qual a Hyundai ambiciona melhorar tanto o recorde absoluto, com Dani Sordo ao volante, como o melhor registo na categoria dos SUV/Crossovers elétricos produzidos de série.



A Hyundai está a preparar o "ataque" à 102.ª edição da Rampa de Pikes Peak, no Colorado, EUA, marcada para 23 de junho, anunciando a participação de quatro modelos na "corrida às nuvens". Dois deles são unidades do Ioniq 5 N com 650 cv, selecionadas para provarem as capacidades das motorizações elétricas modernas. No total, a marca sul-coreana terá quatro máquinas em prova, todas baseadas no Ioniq 5, mas inscritas com especificações diferentes.

 

Os pilotos dos Ioniq 5 N que tentarão bater o recorde de SUV/Crossover elétrico fabricados de série são Paul Dallenbach e Ron Zaras, que combinam experiência e juventude. Por um lado, Dallenbach conta com 11 vitórias na prova e estabeleceu mesmo um recorde absoluto em 1993, enquanto Zaras é um estreante - este antigo executivo da Hoonigan de Ken Block foi escolhido para poder contar a história de fã dos desportos motorizados que se prepara para o desafio enorme de competir em Pikes Peak.



“Regressamos à montanha ainda mais fortes, mesmo depois das grandes conquistas no passado, com um SUV elétrico líder no seu segmento, na forma do Ioniq 5 N", afirmou Till Wartenberg, responsável pela marca N e pela divisão de competição. "A Hyundai possui um historial de testar novas tecnologias e produtos em Pikes Peak. A estreia foi em 1992 e o Ioniq 5 N traz esse conceito para os automóveis elétricos de alta  'performance'. O Ioniq 5 N de produção mostra o que os clientes podem esperar dos seus veículos”, acrescentou.

 

Face ao Ioniq 5 N de série, os modelos que perseguem o recorde na categoria dos SUV/Crossovers Elétricos de Produção receberam apenas pequenas melhorias para cumprirem com os requisitos de segurança, como o banco Recaro Pro Racer SPA Hans com cintos de segurança Sabelt de seis pontos e compatíveis com o dispositivo de suporte do pescoço HANS, uma “gaiola” de proteção e sistema de supressão de incêndios. Para baixar o peso e permitir a instalação destes dispositivos, os bancos traseiros foram removidos.



Mais dois Ioniq 5 N modificados 

Adicionalmente, a Hyundai vai utilizar outros dois Ioniq 5 N modificados para tentar arrebatar os recordes gerais da competição, os quais vão ser revelados ainda antes das 24 Horas de Nürburgring, a 30 de maio. Estas duas unidades serão pilotadas por Dani Sordo, piloto da Hyundai no Mundial de Ralis (WRC) e Robin Shute, que é um experiente vencedor da Rampa de Pikes Peak – quatro triunfos à geral e detentor do título de “Rei da Montanha”. Sobre esta "empreitada", desconhecem-se quaisquer pormenores. O recorde da "escalada" com 20 km e 156 curvas é de 7.57,148 m. Conseguiu-o piloto francês (Romain Dumas), em 2018, aos comandos do elétrico I.D. R da VW!

0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page