A Lamborghini prepara-se para abandonar os motores de 10 cilindros e, para a despedida, criou uma edição limitada a apenas 10 unidades do Huracán, com diversos equipamentos para melhoria das prestações do superdesportivo.
O Huracán STJ assinala a despedida da Lamborghini dos carismáticos motores V10 atmosféricos, sendo uma edição limitada e bastante exclusiva, com apenas dez unidades previstas para serem produzidas.
No final do ano, a marca italiana dará a conhecer o novo superdesportivo, mas o V10 já não fará parte da lista de propulsores a constar no configurador da Lamborghini. Em seu lugar estará um novo sistema motriz híbrido que está atualmente em desenvolvimento.
Posicionado como o pináculo dos modelos da família Huracán, o STJ encerra grande carisma desportivo, desde logo pela sigla escolhida pela marca, que é o acrónimo para “Super Trofeo Jota”, prestando homenagem à competição monomarca organizada desde 2009, enquanto o “J” faz alusão ao Apêndice J dos Regulamentos da FIA, que estabelece as especificações para os carros de competição, mas também ao legado de modelos criados para a pista, como os Miura SVJ e Aventador SVJ.
Aerodinâmica de competição
É precisamente do mundo da competição que este Huracán vai buscar uma grande parte da sua competência aerodinâmica, graças ao contributo dos técnicos da Squadra Corse, divisão de competição da Lamborghini. Entre as novidades está o “cofango”, os dois apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono, enquanto a asa traseira tem um ângulo mais pronunciado em 3º para assegurar um aumento de 10% na carga aerodinâmica.
Tal como o STO, este modelo de tração traseira debita 640 cv de potência máxima às 8.000 rpm e 565 Nm de binário máximo a igual número de rotações, com o motor V10 associado a uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades. Ao nível do chassis, recebe quatro novos amortecedores de competição, que substituem os componentes de ajuste ativo de série.
Os amortecedores são ajustáveis em quatro vias para otimizar o ressalto e a compressão em frequências altas e baixas, dando total liberdade de escolha na configuração com base nas características da pista. As características especiais dos amortecedores permitem a utilização de uma menor rigidez da mola. Para maximizar a dinâmica de condução, foram desenvolvidos pneus Bridgestone Potenza Race especiais, fabricados com um composto específico de alta aderência e instalados em jantes de 20" de porca central. Apesar de não serem muito extensas, estas alterações são suficientes para melhorar o tempo no centro técnico de Nardò em mais de um segundo, quando comparado com o Huracán STO.
O carácter desportivo e a exclusividade do automóvel refletem-se também na estética, com duas opções diferentes de configuração e de decoração definitivamente concebidas pela Lamborghini Centro Stile. A primeira combina a carroçaria Grigio Telesto (cinzento) com um tejadilho Nero Noctis (preto) e detalhes em Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco), enquanto o habitáculo é caracterizado por bancos em Alcantara Nero Cosmus (preto) com detalhes em pele e costuras contrastantes em Rosso Alala (vermelho).
A segunda configuração apresenta uma carroçaria Blu Eliadi (azul) com um tejadilho Nero Noctis (preto) e detalhes Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco). Ambas as versões incluem também uma placa de fibra de carbono especial e numerada com a inscrição "1 de 10". Para além disso, existe a opção de adicionar uma placa personalizada no lado do passageiro, de acordo com as instruções do cliente.
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