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HR-V retocado mantém sistema híbrido

A Honda revelou a atualização de meio de ciclo do HR-V, SUV compacto que apresenta algumas novidades estéticas, melhorias do equipamento e maior refinamento a bordo. No entanto, a motorização permanece inalterada: sistema híbrido com 131 cv.



Lançado em 2021, o Honda HR-V recebe agora uma atualização ligeira de meio de ciclo, que incide sobretudo nalguns detalhes estéticos e na melhoria de alguns aspetos do interior, nomeadamente, em termos de refinamento e isolamento acústico.

 

Os dados atualizados do HR-V referem-se à versão para o Reino Unido, mas as mesmas serão aplicadas ao modelo comercializado no resto do mercado europeu, sendo que as principais apostas do SUV compacto, como a facilidade de utilização (patente na solução dos “bancos mágicos” atrás), a eficiência e a tecnologia – mantêm-se inalteradas.



No que diz respeito ao visual, o HR-V retocado apresenta um novo desenho na dianteira, com nova moldura superior da grelha com acabamento em preto cristal (pode variar, consoante a versão), faróis escurecidos com novo desenho e assinatura luminosa mais vincada. O para-choques é também novo, sendo mais agressivo com secção inferior em preto brilhante para uma aparência mais requintada. Os faróis podem ter tecnologia de máximos adaptativos. Na traseira, a barra de luzes LED a toda a largura também apresenta um design revisto para lhe dar um aspeto mais moderno (mantém-se a altura ao solo de 188 mm). De resto, há ainda novas cores, a saber – “Sage Green”, “Seabed Blue” e “Urban Grey”.


A bordo, a marca japonesa trabalhou nos materiais

 

A bordo, a marca japonesa trabalhou nos materiais, melhorando ligeiramente alguns dos elementos do habitáculo, enquanto a abordagem minimalista e simples (incluindo a das saídas de climatização) foi mantida. A parte inferior da consola central foi redesenhada para facilitar o acesso ao carregamento sem fios a partir dos bancos do passageiro e do condutor: revestida a preto brilhante, a consola é agora mais plana e ergonómica. Por outro lado, o HR-V recebe novos materiais de isolamento acústico a bordo.



Motorização sem mudanças 

O sistema híbrido e:HEV continua a ser a única opção de motorização para o HR-V na Europa, ao contrário do que sucede ao modelo correspondente noutros mercados. Assim, poder-se-á contar com tecnologia composta por um motor 1.5 i-VTEC DOHC de ciclo Atkinson (107 cv e 131 Nm) e por dois motores elétricos compactos (um primordialmente como motor de tração e outro como motor/gerador). A complementar este conjunto está ainda uma bateria de iões de lítio também muito compacta e uma transmissão eCVT controlada a uma unidade central de controlo.

 

A potência combinada mantém-se nos 131 cv, enquanto o binário máximo é de 235 Nm, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. Já em termos de consumos, a marca anuncia um valor médio de 5,4 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 cifram-se em 122 g/km, sendo que, em ambos os casos, são dados WLTP.



Algo que a Honda também melhorou foi na interação entre os três modos de condução do sistema e:HEV, com a Unidade de Controlo Eletrónico inteligente a alternar automaticamente e de forma constante entre o modo de condução Elétrico, Híbrido ou Motor (combustão), dependendo do modo mais eficiente em termos de consumo de combustível para cada situação específica. Por exemplo, em autoestrada, o sistema pode optar por utilizar apenas o motor térmico por ser o mais eficiente, enquanto uma necessidade adicional de potência pode ativar o modo Híbrido para assim reagir mais depressa. Neste modo, uma parte da energia do motor 1.5 i-VTEC é armazenada na bateria.


Por outro lado, o modelo dispõe ainda de modo de condução “Sport” para uma resposta mais dinâmica ou “Econ” para suavizar a climatização e as respostas em favor de maior eficiência. A regeneração também continua a poder ser alterada de acordo com as preferências do condutor.



Tecnologia reforçada 

Na área da tecnologia de conveniência, o HR-V destaca-se por manter a oferta de painel de instrumentos digital de 7 polegadas, complementado pelo sistema Honda Connect atualizado com base em ecrã tátil de 9 polegadas, o qual permite conexão a Apple CarPlay e Android Auto sem fios.


Os proprietários poderão também beneficiar de subscrição WiFi para utilização de Internet em viagem

 

A plataforma My Honda+ foi amplamente revista na sequência das opiniões dos condutores, melhorando a experiência do utilizador. Ao adotar uma abordagem de “conetividade como serviço” com atualizações OTA (over-the-air), a marca assegura que as funcionalidades adicionais poderão ser partilhadas rápida e facilmente.



Por seu turno, na segurança, o HR-V atualizado oferece uma vasta gama de sistemas, como o controlo de faróis com máximos automáticos e informação de veículos no ângulo morto de série, a que se juntam elementos como o Monitor de Tráfego Cruzado. No centro do sistema está uma câmara grande angular de alta definição que utiliza inteligência artificial (IA) para o processamento de imagens.

 

A câmara também reconhece uma vasta gama de caraterísticas da superfície da estrada e do tráfego, ao passo que os veículos à frente ou as linhas brancas são detetados com maior precisão.

 

O lançamento do HR-V renovado deverá ter lugar ainda este ano, sendo preciso esperar mais algum tempo para ficar a conhecer os preços do modelo da Honda.

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