A Honda aproveitou a sua presença na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES 2025) para revelar as versões atualizadas dos dois protótipos da Série 0, o Saloon e o SUV, com “design” mais próximo da produção, mas ainda assim futurista. Adicionalmente, apresentou o seu sistema operativo de nova geração, denominado ASIMO OS, em homenagem ao seu antigo programa de robótica.
Atualizados, os protótipos Honda 0 Saloon e 0 SUV foram revelados pela marca marca japonesa na abertura da edição de 2025 da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES 2025), aproximando-os da produção em série, mas ainda assim surgindo apenas como visões futuristas.
Os modelos irão inaugurar uma fase de desenvolvimento tecnológico da Honda, tanto em termos de imagem, como de tecnologia, preconizando a sua ambição de se converter à eletrificação com tecnologias avançadas.
A berlina, apelidada 0 Saloon, é uma evolução do protótipo revelado no ano passado, também no CES, preparando a sua passagem à fase de produção em 2026, primeiro nos Estados Unidos e depois no Japão e Europa. Mantendo o design semelhante ao do modelo concetual, o protótipo demarca-se pela altura baixa e pelo estilo desportivo em cunha, bem como pelo espaço interior focado no espaço e na tecnologia.
O Honda 0 Saloon será posicionado como um modelo de topo, tendo por base a recém-desenvolvida arquitetura para os veículos elétricos, alinhando-se com a estratégia de desenvolvimento “Thin, Light and Wise”, ou seja, fino, ligeiro e inteligente, numa tradução mais ligeira.
Adicionalmente, numa característica que também é partilhada com o 0 SUV, esta berlina futurista antevê a introdução de determinadas tecnologias e caraterísticas que contribuem para o valor “Wise”, como a tecnologia de condução autónoma de Nível 3 altamente fiável, que a Honda tem vindo a desenvolver.
Visão para os SUV
Por seu turno, 0 SUV tem por base o protótipo Space-Hub também apresentado no CES 2024, propondo o espaço como um valor essencial dos futuros modelos da Honda. Neste sentido, o 0 SUV é um modelo de segmento médio, sendo o primeiro dos modelos da Série 0 a ser lançado. Também ele está a ser desenvolvido ao abrigo do conceito “Thin, Light and Wise” com o espaço interior como característica primordial.
Juntamente com a grande variedade de tecnologias da próxima geração, o Honda 0 SUV aplicará uma estimativa de atitude de alta precisão e controlo de estabilização. Este controlo baseia-se em sensores giroscópicos 3D, tecnologia que a Honda tem vindo a desenvolver com recurso às tecnologias de robótica originais, para permitir dinâmica melhorada em várias superfícies de estrada.
O modelo de produção deverá ser introduzido inicialmente no mercado norte-americano, no primeiro semestre de 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo o Japão e a Europa.
Homenagem ao ASIMO
Os modelos da Série 0 contarão com um novo sistema operativo desenvolvido especificamente pela Honda para os veículos elétricos, cujo nome, ASIMO OS, recupera o do robot desenvolvido pela Honda ao longo de vários anos, como “laboratório” de desenvolvimento de soluções de robótica e que, no seu ponto mais evoluído conseguia comunicar com os seres humanos e desempenhar diversas tarefas.
Mesmo depois de concluir o desenvolvimento do ASIMO, a Honda tem vindo a desenvolver as suas tecnologias de robótica, incluindo as que reconhecem ambientes externos e o controlo autónomo do comportamento, permitindo ao ASIMO compreender as intenções das pessoas à sua volta. Ao combinar essas tecnologias robóticas com tecnologias de inteligência avançadas para a série 0 da Honda, a empresa pretende oferecer um valor único para veículos definidos por “software” (SDV).
Nesse sentido, o ASIMO OS aplicará o controlo integrado de unidades de controlo eletrónico (ECU) para sistemas de veículos como a condução autónoma/sistemas avançados de assistência ao condutor (AD/ADAS) e o sistema de infoentretenimento. Os sistemas serão atualizáveis “over-the-air”, de forma a oferecer funções melhoradas constantemente de acordo com as preferências e as necessidades de cada utilizador.
Condução autónoma de Nível 3
No lado da segurança, que é um dos pilares de desenvolvimento de novos modelos da Honda, a Série 0 irá recorrer a uma nova abordagem com vista a alcançar o seu objetivo de chegar às zero fatalidades nos seus carros. A condução autónoma de Nível 3 faz parte desse caminho, pelo que a Honda aplicou uma tecnologia de inteligência artificial original da Honda que combina a tecnologia de aprendizagem não supervisionada e os modelos de comportamento de condutores experientes, que permitem à IA aprender com pequenas quantidades de dados e alargar eficazmente o leque de situações em que a condução autónoma e a assistência ao condutor podem estar disponíveis.
Os modelos da Série 0 estarão equipados com um sistema que permite alargar o leque de condições de condução em que a assistência ao condutor e a condução automatizada de Nível 3 estarão disponíveis. Esta expansão começará com a tecnologia “eyes-off” disponível em congestionamentos de trânsito nas autoestradas e continuará através de atualizações OTA. Sendo condução sem necessidade de dedicar atenção à estrada, os condutores podem efetuar uma “segunda tarefa”, quer seja ver um filme ou a participar remotamente numa reunião. A Honda quer ser o primeiro fabricante de automóveis a alargar a aplicação das funções de “olhos fora da estrada” a todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.
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